Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da liberação controlada da Ciprofloxacina utilizando membranas de látex natural modificadas via laser

Processo: 13/18307-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Rondinelli Donizetti Herculano
Beneficiário:Letícia Leite Bernardes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Membranas artificiais   Látex   Ciprofloxacino

Resumo

As membranas de látex natural, produzidas a partir do látex extraído da seringueira, atua como estimulante da angiogênese, adesão celular e matriz extracelular, além de barreira física a agentes infecciosos, cicatrização cutânea, regeneração de órgãos, e fraturas ósseas. Diversos estudos demonstram que variando a densidade de poros na matriz, tem-se diferentes taxas de liberação. Os objetivos deste projeto serão modificar a superfície da membrana via laser, produzindo diferentes densidades de poros e estudar o comportamento da liberação da Ciprofloxacina (antimicrobiano) nestas membranas modificadas. O complexo fármaco-membrana é uma nova abordagem do uso de Ciprofloxacina no tratamento de feridas, de infecções de tecidos moles e osteomielites. Nesta proposta, a taxa de liberação da Ciprofloxacina será monitorada e analisada, utilizando-se o método de espectroscopia ótica (UV-VIS), no qual as membranas de látex natural modificadas via laser serão colocadas em 100 mL de água para liberação. A espessura das membranas será fixada em (0,50 ± 0,01) mm e a concentração do fármaco será de 5mg/mL. Além disso, estas membranas serão caracterizadas por difração de raio-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura associada a técnica de energia dispersiva de raio-X (MEV-EDS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, G. F. B.; CARDOSO, M. R.; ZANCANELA, D. C.; BERNARDES, L. L.; NORBERTO, A. M. Q.; BARROS, N. R.; PAULINO, C. G.; CHAGAS, A. L. D.; HERCULANO, R. D.; MENDONCA, C. R. Controlled drug delivery system by fs-laser micromachined biocompatible rubber latex membranes. Applied Surface Science, v. 506, MAR 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.