Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito imediato da aplicação da oscilação oral de alta frequência em indivíduos disfônicos

Processo: 13/19063-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Kelly Cristina Alves Silverio
Beneficiário:Thais Lenharo Gazeta
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disfonia   Voz   Ventilação de alta frequência

Resumo

Objetivo: Verificar quais os efeitos imediatos da oscilação oral de alta frequência gerada pelo aparelho Flutter VRP1® na qualidade vocal de indivíduos disfônicos e comparar com indivíduos sem queixas e sem alterações vocais. Metodologia: Serão estudados 60 indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 45 anos de idade. Após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido os indivíduos responderão a questões sobre autoavaliação da voz, sintomas vocais/laríngeos, dor musculoesquelética; passarão por registro vocal com emissão da vogal /a/, contagem de 1 a 20 e fala espontânea para posterior análise perceptivoauditiva e acústica, além das medidas fonatórias. Em seguida serão divididos em dois grupos: Grupo 1- 30 indivíduos disfônicos que passarão por aplicação da oscilação oral de alta frequência (OOAF) gerada pelo aparelho Flutter VRP1® executada por 3 minutos; Grupo 2- 30 indivíduos sem alterações vocais que passarão por aplicação OOAF nas mesmas condições do Grupo 1. Após a aplicação da técnica, os mesmos procedimentos de avaliação e registro vocal inicial serão repetidos e será aplicado um questionário de autoavaliação que investigará o efeito destes recursos quanto às sensações na voz, laringe, articulação e respiração. Os registros vocais antes e após a aplicação da OOAF serão randomizados para a análise perceptivoauditiva que será realizada por três juízes fonoaudiólogos especialistas em voz, com experiência na área, em duplo cego. Os parâmetros a serem analisados são: grau geral da qualidade vocal, rugosidade, soprosidade, tensão, instabilidade, ressonância e articulação. Também será realizada a análise acústica dos parâmetros: jitter, shimmer e medidas de ruído: proporção ruído-harmônico. Os dados serão analisados estatisticamente por meio de testes paramétricos, a fim de comparar os dados antes e após a aplicação da OOAF, bem como comparar os grupos estudados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SATERS, THAIS LENHARO; RIBEIRO, VANESSA VEIS; DONALONSO SIQUEIRA, LARISSA THAIS; MAROTTI, BEATRIZ DANTAS; BRASOLOTTO, ALCIONE GHEDINI; ALVES SILVERIO, KELLY CRISTINA. The Voiced Oral High-frequency Oscillation Technique's Immediate Effect on Individuals With Dysphonic and Normal Voices. JOURNAL OF VOICE, v. 32, n. 4, p. 449-458, JUL 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.