Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da terapia fotodinâmica em biofilme heterotípico: Candida Albicans, Bacillus subtilis e Bacillus atrophaeus

Processo: 13/22808-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Thais Alves dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Bacillus subtilis   Terapia fotodinâmica   Biofilmes   Candida albicans

Resumo

O aumento na sobrevivência e resistência de micro-organismos organizados em biofilme evidencia a necessidade de novas terapias capazes de romperem esta barreira, como a terapia fotodinâmica (PDT) que é um tratamento alternativo, eficaz e não invasivo. O presente projeto de pesquisa apresenta como objetivo avaliar, in vitro, o efeito da terapia fotodinâmica em biofilme heterotípico formado pelas associações de Candida albicans com Bacillus subtilis e com Bacillus atrophaeus, utilizando o fotossensibilizador rosa bengala 12,5M e diodo emissor de luz verde (LED) no tempo de irradiação de 3 min. Serão utilizadas cepas padrão de B. subtilis (ATCC 19659), C. albicans (ATCC 18804) e B. atrophaeus (ATCC 9372). Os biofilmes heterotípicos, obtidos pela associação de C. albicans e B. subtilis, C. albicans e B. atrophaeus, serão formados em placas de 96 poços durante 48 h. Para a realização da PDT serão formados os seguintes grupos experimentais:100 mL de biofilme heterotípico, 100 mL rosa bengala e LED(F+L+); 100 mL de biofilme heterotípico, 100 mL de NaCl 0,9% e LED (F-L+); 100 mL de biofilme heterotípico e 100 mL rosa bengala (F+L-); e 100 mL de biofilme heterotípico e 100 mL de NaCl 0,9% (F-L-). As amostras permanecerão em período de pré-irradiação por 5 min em movimento. Serão realizadas diluições seriadas e alíquotas de 100 mL das diluições serão semeadas em placas com Ágar Infusão Cérebro-Coração e incubadas a 37 °C por 48 h. Após o período de incubação, as Unidades Formadoras de Colônias por mililitro (UFC/mL) serão contadas e transformadas em logaritmo. Os resultados serão analisados, estatisticamente, pela análise de variância (ANOVA) e pelo Teste de Tukey, com nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MICHELLE PENELUPPI; DOS SANTOS, THAIS ALVES; DE BARROS, PATRICIA PIMENTEL; RIBEIRO, FELIPE DE CAMARGO; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO. Action of antimicrobial photodynamic therapy on heterotypic biofilm: Candida albicans and Bacillus atrophaeus. Lasers in Medical Science, v. 31, n. 4, p. 605-610, MAY 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.