Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da Cosmetômica no desenvolvimento de uma metodologia inovadora para análise de protetores solares

Processo: 13/20066-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Rodrigo Ramos Catharino
Beneficiário:Jeany Delafiori
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas

Resumo

A pele é o órgão mais exposto à radiação solar, portanto mais afetada pelos efeitos nocivos da mesma. Mesmo possuindo mecanismos de proteção como a camada córnea, a melanina e o suor, a incidência das radiações UVA e UVB presentes na luz solar causam lesões na pele, com a formação de eritema, pigmentação e possíveis lesões no DNA que levam ao câncer. Dessa forma o uso de fotoprotetores faz-se necessário.Os filtros solares são substâncias presentes nas formulações fotoprotetoras com capacidade de absorver ou refletir a radiação UV, oferecendo proteção à pele. Entretanto, alguns filtros apresentam baixa estabilidade na presença dessa radiação, o que pode comprometer a qualidade, segurança e eficácia desses produtos.As legislações possuem pouca regulação quanto a esse aspecto, sendo uma área com crescente número de pesquisas. O emprego da espectrometria de massas como ferramenta analítica de alta sensibilidade e especificidade vem dando novos rumos às pesquisas de análise de protetores solares. Com o advento da Cosmetômica, uma nova plataforma analítica que emprega MALDI-MS na análise direta de produtos cosméticos comerciais, torna-se interessante o desenvolvimento de metodologias que possam identificar moléculas marcadoras de degradação em matrizes complexas, como os protetores solares, sendo ferramenta útil no controle da qualidade desses produtos, e diminuição de riscos para os consumidores.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DIOGO NOIN; DELAFIORI, JEANY; FERREIRA, MONICA SIQUEIRA; CATHARINO, RODRIGO RAMOS. In vitro evaluation of Sun Protection Factor and stability of commercial sunscreens using mass spectrometry. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY B-ANALYTICAL TECHNOLOGIES IN THE BIOMEDICAL AND LIFE SCIENCES, v. 988, p. 13-19, APR 15 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.