Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da análise ciclo de vida em eletroeletrônicos

Processo: 13/21573-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Virgínia Aparecida da Silva Moris
Beneficiário:Carolina São Leandro Sigrist
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Logística reversa   Sustentabilidade   Reciclagem de resíduos urbanos   Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos   Ciclo de vida

Resumo

O avanço tecnológico atrelado ao consumo, crescimento populacional e competitividade, garante às indústrias acelerado aumento na escala produtiva e, consequentemente, geração intensa e direta de impactos negativos ao meio ambiente. Esses impactos podem estar relacionados ao ciclo de vida de um produto, desde a extração da matéria-prima, processos envolvidos, consumo e seu respectivo descarte. O interesse populacional em relação à sustentabilidade impulsiona os governos a exigir maiores responsabilidades, ocasionando preocupação nas gestões empresariais, as quais tendem a pesquisar novas ferramentas de modo a minimizar os impactos causados pelos processos produtivos. Este cenário incentiva novas pesquisas com o foco em processos produtivos mais "verdes"_ Produção Sustentável, e esses esforços começaram a agregar vantagens nos âmbitos ambientais, econômicos e sociais. A utilização de algumas ferramentas de gestão ambiental, como por exemplo, a Análise de Ciclo de Vida ou Life Cycle Assessment (ACV ou LCA), utilizadas em várias áreas que buscam o caminho: "ambientalmente correto".O presente projeto contempla o estudo da metodologia de ACV aplicada a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. O projeto envolve a implementação e otimização de um ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos (REE) dentro da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, estudo da metodologia da análise de ciclo de vida com o foco em resíduos eletroeletrônicos, coleta de dados e o mapeamento do processo produtivo referente à reciclagem dos REE desde a coleta, triagem até a obtenção do produto final.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOLINA, JULIANA MENDES; SIGRIST, CAROLINA SAO LEANDRO; FAULSTICH DE PAIVA, JANE MARIA; NUNES, ANDREA OLIVEIRA; DA SILVA MORIS, VIRGINIA APARECIDA. A study on the environmental aspects of WEEE plastic recycling in a Brazilian company. INTERNATIONAL JOURNAL OF LIFE CYCLE ASSESSMENT, v. 22, n. 12, p. 1957-1968, . (13/21573-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.