Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanocatalisadores avançados de níquel e cobre altamente eficientes na produção de gás de síntese pela reação reversa de deslocamento gás-água (RWGS)

Processo: 13/21323-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Liane Marcia Rossi
Beneficiário:Renato Vitalino Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pulverização catódica

Resumo

Embora muito progresso tenha sido feito ao longo das últimas décadas na melhoria da qualidade do ar, sérios problemas ambientais atribuídos a emissão descontrolada de gases de efeito estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), perfluorcarbonetos (PFC's )) na atmosfera permanecem. Em particular, a redução da emissão de dióxido de carbono tem sido constantemente objeto de muitos estudos na tentativa de reduzir a sua concentração na atmosfera, a fim de atenuar as consequências do aquecimento global. Neste contexto, uma das vias explorada tem sido a conversão catalítica de CO2 a CO, que uma vez combinando com H2, forma a mistura conhecida como gás de síntese. O gás de síntese, por sua vez, é utilizado em diferentes processos industriais. Neste sentido, o desenvolvimento de catalisadores de elevada atividade e robustos para a produção de gás de síntese é um desafio científico. O processo de reação reversa de deslocamento gás-água (sigla em inglês-RWGS) é uma reação química em que o dióxido de carbono reage com hidrogênio para formar água e monóxido de carbono de elevada pureza. A utilização de nanomateriais, especialmente nanopartículas metálicas de níquel (Ni) e cobre (Cu) podem desempenhar um papel importante na reação de RWGS com potencial aplicação no desenvolvimento de processos sustentáveis. Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver novos catalisadores de Ni e Cu em escala (sub)nanométrica preparados através de um novo e altamente eficiente método de deposição por sputtering, o que permitirá um melhor controle do tamanho, forma e composição química dos materiais nanoestruturados. Além disso, estratégias complementares serão implementadas na preparação dos catalisadores metálicos com propriedades estruturais e texturais bem definidas, tendo em vista a sua aplicação específica no processo de RWGS.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, RENATO V.; VONO, LUCAS L. R.; WOJCIESZAK, ROBERT; DIAS, CARLOS S. B.; WENDER, HEBERTON; TEIXEIRA-NETO, ERICO; ROSSI, LIANE M. Selective hydrogenation of CO2 into CO on a highly dispersed nickel catalyst obtained by magnetron sputtering deposition: A step towards liquid fuels. APPLIED CATALYSIS B-ENVIRONMENTAL, v. 209, p. 240-246, JUL 15 2017. Citações Web of Science: 24.
GONCALVES, RENATO V.; WOJCIESZAK, ROBERT; WENDER, HEBERTON; DIAS, CARLOS SATO B.; VONO, LUCAS L. R.; EBERHARDT, DARIO; TEIXEIRA, SERGIO R.; ROSSI, LIANE M. Easy Access to Metallic Copper Nanoparticles with High Activity and Stability for CO Oxidation. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 7, n. 15, p. 7987-7994, APR 22 2015. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.