Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos oxidativos avançados na análise química em fluxo.

Processo: 13/22927-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Elias Ayres Guidetti Zagatto
Beneficiário:Carla Cripa Crispino Kamogawa
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23498-9 - Sistemas avançados de análises químicas em fluxo: aplicações nas áreas tecnológica, agronômica e ambiental, AP.TEM
Assunto(s):Fosfatos   Análise em fluxo   Água   Fertilizantes

Resumo

Serão projetados sistemas de análises químicas em fluxo explorando processos oxidativos avançados (POA) para preparo de amostras em linha. A geração in situ de radicais será conseguida por meio da ativação de oxidantes clássicos (peroximonosulfato e persulfato de potássio) com metais de transição (Co, Ag e Mn). POA's poderão ou não utilizar irradiação UV, dependendo da avaliação de desempenho estimada em termos da eficiência de decomposição da matéria orgânica e da oxidação de espécies inorgânicas. A perspectiva de se utilizarem materiais com alto potencial de oxidação, tais como íons instáveis gerados eletroliticamente será também avaliada.Como aplicações, serão desenvolvidos procedimentos analíticos para o preparo de amostra em fluxo visando determinações espectrofotométricas de fósforo total nas formas de fosfato, fósforo orgânico e fosfito em fertilizantes líquidos foliares e água.A proposta deste projeto é de caráter multidisciplinar por incluir aspectos relevantes à Química Analítica, Química Ambiental, Instrumentação e Agronomia. Apresenta como inovação o preparo da amostra por POA em sistema de análises em fluxo e também o desenvolvimento de uma metodologia para a determinação sequencial de P-PO43- e P-PO33- em fertilizantes foliares. Espera-se que a produção em linha de radicais altamente oxidantes proporcione a digestão total ou parcial da MO para posterior determinação analítica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISPINO, CARLA C.; KAMOGAWA, MARCOS Y.; FERREIRA, JOSE R.; ZAGATTO, ELIAS A. G. Sulphate radical generation through interaction of peroxymonosulphate with Co(II) for in-line sample preparation aiming at spectrophotometric flow-based determination of phosphate and phosphite in fertilizers. Talanta, v. 158, p. 270-275, SEP 1 2016. Citações Web of Science: 1.
SILVA, CLAUDINEIA R.; OLIVEIRA, ELIEZER; ZAGATTO, ELIAS A. G.; HENRIQUEZ, CAMELIA. A novel flow-based procedure for automation of respirometric assays in soils. Talanta, v. 158, p. 14-20, SEP 1 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.