Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da promiscuidade em receptores corticosteróides e seu papel na reprodução de Astyanax bimaculatus (Teleostei: Characiformes)

Processo: 13/26563-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Walquiria da Silva Pedra Parreira
Supervisor no Exterior: Carlos Augusto Strüssmann
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Tokyo University of Marine Science and Technology (TUMSAT), Japão  
Vinculado à bolsa:12/17289-0 - Perfil de esteróides sexuais e sua relação com os níveis de cortisol em fêmeas de Astyanax bimaculatus e Astyanax fasciatus (Characiformes: Characidae) durante a reprodução induzida em cativeiro, BP.MS
Assunto(s):Endocrinologia   Aquicultura   Bioquímica

Resumo

O stress pode ser definido como uma condição em que o equilíbrio dinâmico do corpo é perturbado . Neste campo , vários estudos têm demonstrado a ação de alguns hormônios corticosteróides modulação situações de estresse , como a reprodução . No entanto , o papel do corticosteróide na reprodução de peixes pode ser positivo ou deletério , dependendo de muitas variáveis . Por esta razão, estudos envolvendo a ação dos corticosteróides em fases sensíveis são importantes para mostrar a influência desses hormônios durante as diferentes fases da vida, desde a fase larval para adultos. Neste contexto , análises mais profundas são necessárias para compreender os mecanismos por trás da ação dos corticosteróides em espécies de peixes que têm um bom desempenho reprodutivo em situações estressantes , considerando que essa resistência pode ser usado em testes de novos protocolos de criação e técnicas para a criação de peixes e conservação, uma área escassa de pesquisa com peixes nativos . Portanto, a proposta para este projeto é realizar estudos e análises no campo molecular e da biotecnologia, afim de mostrar uma possível influência do cortisol na reprodução de peixes , especialmente em Astyanax bimaculatus , considerando que os resultados anteriores do projeto de mestrado relacionados com esta proposta descobrirak uma interação importante e positiva entre níveis de cortisol e o sucesso na reprodução . Uma vez que alguns eventos importantes durante o ciclo de vida dos peixes , como a diferenciação sexual e a reprodução também são muito sensíveis , a proposta é também para ganhar habilidades para compreender o papel dos corticosteróides durante o desenvolvimento de peixes , uma área de pesquisa que é essencial para melhorar a aquicultura , uma atividade de grande potencial no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)