Busca avançada
Ano de início
Entree

Inter-relação entre parâmetros térmicos e microestruturais da solidificação e comportamento Tribocorrosivo de ligas Al-Zn(Mg) e Zn-Mg

Processo: 13/25452-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 03 de março de 2014
Vigência (Término): 02 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Amauri Garcia
Beneficiário:Emmanuelle Sá Freitas Feitosa
Supervisor no Exterior: Juan de Damborenea González
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/15478-3 - Inter-relação entre Parâmetros Térmicos e Microestruturais da Solidificação e Comportamento Tribocorrosivo de Ligas Al-Zn(Mg) e Zn-Mg, BP.PD
Assunto(s):Solidificação

Resumo

Com o entendimento de parâmetros microestruturais de ligas obtidas experimentalmente por solidificação em condições fora do equilíbrio, pode-se planejar a obtenção de componentes com propriedades melhoradas e com uma vida útil maior. Portanto, um cuidadoso estudo de solidificação de ligas metálicas e correlações dos parâmetros microestruturais obtidos com os comportamentos mecânico, ao desgaste, à corrosão e à tribocorrosão são fundamentais, no sentido de possibilitar uma pré-programação das características finais do produto desejado. Em particular, ligas binárias Al-Zn e Zn-Mg têm aplicações usuais em camadas protetoras de componentes de aço, principalmente para aplicações na indústria automotiva e da construção civil e como anodos de sacrifício devido à estabilidade quanto à corrosão, além do potencial de aplicação das ligas Zn-Mg como materiais de implantes biomédicos, atribuído a presença do Mg por ser um metal não tóxico e biodegradável. Contudo, inexistem estudos sistemáticos na literatura visando à evolução da microestrutura de solidificação de ligas Al-Zn e Zn-Mg em condições transitórias de extração de calor e que correlacionem a escala de aspectos paramétricos da microestrutura com propriedades de aplicação como resistências ao desgaste e à corrosão. Objetiva-se, portanto, preencher essa lacuna da literatura, com uma análise detalhada da evolução microestrutural (caracterizada por microscopias ótica e eletrônica) de diferentes composições de ligas Al-Zn (na faixa até 5% Zn e também com adição de Mg: ligas Al-Zn-Mg, permitindo a incorporação de um intermetálico) e de ligas Zn-Mg (na faixa até 5% Zn) solidificadas direcionalmente em condições transitórias. Pretende-se nessa fase também estabelecer leis de crescimento entre parâmetros quantitativos da microestrutura e parâmetros térmicos da solidificação. Na sequencia, amostras representativas de cada liga, com diferentes escalas microestruturais (p.ex. espaçamentos dendríticos e/ou interfásicos) serão submetidas a ensaios de corrosão, e também de tribocorrosão, no sentido de se estabelecer correlações entre essas microestruturas e os respectivos desempenhos em condições de corrosão e de tribocorrosão. Os ensaios de tribocorrosão serão realizados nos laboratórios do Centro Nacional de Investigaciones Metalurgicas - CENIM de Madri, através de parceria científica já estabelecida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TALITA ALMEIDA VIDA; THIAGO SOARES; RUDIMYLLA SILVA SEPTIMIO; CRYSTOPHER CARDOSO BRITO; NOÉ CHEUNG; AMAURI GARCIA. Effects of Macrosegregation and Microstructure on the Corrosion Resistance and Hardness of a Directionally Solidified Zn-5.0wt.%Mg Alloy. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 22, p. -, 2019.
VIDA, TALITA ALMEIDA; SOARES, THIAGO; SEPTIMIO, RUDIMYLLA SILVA; BRITO, CRYSTOPHER CARDOSO; CHEUNG, NOE; GARCIA, AMAURI. Effects of Macrosegregation and Microstructure on the Corrosion Resistance and Hardness of a Directionally Solidified Zn-5.0wt.% Mg Alloy. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 22, n. 1 2019. Citações Web of Science: 0.
VIDA, TALITA A.; FREITAS, EMMANUELLE S.; BRITO, CRYSTOPHER; CHEUNG, NOE; ARENAS, MARIA A.; CONDE, ANA; DE DAMBORENEA, JUAN; GARCIA, AMAURI. Thermal Parameters and Microstructural Development in Directionally Solidified Zn-Rich Zn-Mg Alloys. METALLURGICAL AND MATERIALS TRANSACTIONS A-PHYSICAL METALLURGY AND MATERIALS SCIENCE, v. 47A, n. 6, p. 3052-3064, JUN 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.