Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de adsorção em grafeno e óxido de grafeno por espectroeletroquímica Raman

Processo: 13/25527-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Ronaldo Adriano Timm
Supervisor no Exterior: Héctor D. Abruña
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/12773-1 - Desenvolvimento de sensores baseados em grafeno e seus derivados, decorados com nanopartículas de ouro e porfirinas, BP.PD
Assunto(s):Grafenos   Sensores

Resumo

O grafeno é uma forma alotrópica de carbono que funciona como um bloco de construção em 2D. Devido às suas propriedades elétricas, térmicas, ópticas e mecânicas excepcionais; ele tem sido considerado um material importante para o século 21 e recebido cada vez mais atenção dos pesquisadores. Atualmente, o grafeno tem sido estudado por quase todos os campos da ciência e da engenharia. Avanços recentes têm mostrado que os materiais à base de grafeno podem ter um impacto profundo em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, sensores químicos, nanocompósitos e em armazenamento de energia.Neste contexto, o candidato, que vem investigando o grafeno e derivados durante o seu trabalho de pós-doutorado a fim de desenvolver sensores baseados nesses materiais, deseja candidatar-se a um estágio no exterior em um laboratório que se dedica a pesquisar o assunto. Esse estágio irá permitir-lhe melhorar o seu conhecimento sobre o tema e também adquirir habilidades que irão ajudá-lo em seus trabalhos futuros. Além disso, também representa a oportunidade de obter experiência em um renomado centro de pesquisa internacional e ser parte do grupo do professor Héctor Abruña, o qual tem feito contribuições significativas em estudos envolvendo grafeno.A proposta de estágio é focada no estudo da adsorção de moléculas sonda e nanopartículas sobre o grafeno e óxido de grafeno, a fim de compreender a reatividade desses materiais e a interação com outras espécies. Nestes estudos serão utilizados grafeno preparado por deposição química de vapor (CVD) e óxido de grafeno obtido por esfoliação química. Os estudos propostos envolvem o uso de técnicas espectroscópicas e eletroquímicas, particularmente espectroeletroquímica Raman e microscopia eletroquímica de varredura ( Scanning Electrochemical Microscopy - SECM). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEBLASE, CATHERINE R.; HERNANDEZ-BURGOS, KENNETH; ROTTER, JULIAN M.; FORTMAN, DAVID J.; ABREU, DIERIC DOS S.; TIMM, RONALDO A.; DIOGENES, IZAURA C. N.; KUBOTA, LAURO T.; ABRUNA, HECTOR D.; DICHTEL, WILLIAM R. Cation-Dependent Stabilization of Electrogenerated Naphthalene Diimide Dianions in Porous Polymer Thin Films and Their Application to Electrical Energy Storage. ANGEWANDTE CHEMIE-INTERNATIONAL EDITION, v. 54, n. 45, p. 13225-13229, NOV 2 2015. Citações Web of Science: 38.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.