Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva de Epidendrum martianum Lindl. (Orchidaceae: Laeliinae)

Processo: 13/24683-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Emerson Ricardo Pansarin
Beneficiário:Bruno César Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Polinização   Biologia reprodutiva

Resumo

Epidendrum Lindl. é um gênero neotropical que compreende 1.125 espécies distribuídas entre o sudeste dos Estados Unidos (Carolina do Norte) e a Argentina. Cerca de 132 espécies são encontradas no Brasil. Epidendrum martianum L. é uma espécie que apresenta flores ressupinadas e esverdeadas, podendo apresentar ou não traços de cor rubra. Será investigada a biologia floral dessa espécie através de estudos de morfologia floral e testes histoquímicos das regiões supostamente produtoras de recursos aos polinizadores. Testes preliminares mostraram que essa espécie libera fragrância floral que, provavelmente, está associada na atração de seus polinizadores. Também será realizada a determinação dos compostos presentes na fragrância, bem como a observação dos polinizadores e processo de polinização. Além disso, serão realizadas polinizações manuais intraespecíficas (polinização cruzada, emasculação, autopolinização manual e autopolinização espontânea) e partir dos frutos obtidos será avaliada a quantidade de sementes potencialmente viáveis resultantes de cada tratamento. Os dados obtidos a partir do presente estudo serão usados como fonte de dados que contribuirá para o entendimento da diversidade dos polinizadores e dos mecanismos de polinização que ocorrem dentro do gênero Epidendrum.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, B. C.; PANSARIN, L. M.; MARTUCCI, M. E. P.; GOBBO-NETO, L.; PANSARIN, E. R. Pollinarium size as a hybridisation barrier between sympatric inter-compatible orchids. Australian Journal of Botany, v. 65, n. 6-7, p. 497-506, 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.