Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito agudo do treinamento com biofeedback eletromiográfico na cinemática escapular em portadores da síndrome do impacto subacromial

Processo: 13/23737-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Anamaria Siriani de Oliveira
Beneficiário:Paulo Otávio Pimenta Queiroz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ombro   Eletromiografia   Reabilitação (terapêutica médica)

Resumo

Vários são os fatores que podem gerar uma diminuição do espaço subacromial e causar pinçamento dos tecidos moles, sendo agrupados e definidos como síndrome do impacto. Os participantes que apresentam a síndrome possuem um padrão alterado na cinemática escapular caracterizado pela diminuição da rotação superior, inclinação posterior, e aumento da rotação medial, além de alterações no padrão de recrutamento muscular, com uma maior ativação das fibras trapézio descendente e menor ativação das fibras transversas e ascendentes e serrátil anterior. A utilização do biofeedback eletromiográfico (EMG) já mostrou-se útil para estimular a contração de músculos que apresentam menor ativação através dos estímulos fornecidos pelo programa. O objetivo desse estudo é determinar o efeito agudo do treinamento com biofeedback eletromiográfico em participantes com síndrome do impacto e observar a cinemática após um protocolo de exercícios que visam uma maior ativação das porções ascendentes e transversa do músculo trapézio e do serrátil anterior. Serão utilizados na pesquisa vinte e cinco participantes diagnosticados com a síndrome que serão submetidos a três exercícios específicos para ativação da musculatura, que serão realizados em três séries de três repetições. A análise tridimensional da escápula será realizada nos plano escapular, sagital e frontal com o sistema eletromagnético 3SPACE® Liberty® (Polhemus Inc.). Serão realizados cinco movimentos de elevação dos braços em cada plano com duração de quatro segundos cada elevação. Os dados analisados contribuirão para analisar se a utilização do biofeedback EMG pode alterar o posicionamento escapular para o que é considerado mais funcional, após a realização dos exercícios (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOTTA, GISELE HARUMI; PIMENTA QUEIROZ, PAULO OTAVIO; DE LEMOS, TENYSSON WILL; ROSSI, DENISE MARTINELI; SCATOLIN, RAMON DE OLIVEIRA; DE OLIVEIRA, ANAMARIA SIRIANI. Immediate effect of scapula-focused exercises performed with kinematic biofeedback on scapular kinematics in individuals with subacromial pain syndrome. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 58, p. 7-13, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.