Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural de agregados anfifílicos catiônicos: um estudo com a sonda fluorescente Laurdan

Processo: 13/24949-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 22 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Maria Teresa Moura Lamy
Beneficiário:Marcos Kunihiro Masukawa
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/14682-9 - Aspectos mecânicos e funcionais da interface celular estudados por sistemas modelo, BE.EP.IC
Assunto(s):Biofísica

Resumo

O projeto a ser desenvolvido pelo aluno Marcos Kunihiro Masukawa é parte de um projeto mais abrangente do Grupo de Biofísica do IFUSP, que tem como objetivo a caracterização estrutural de agregados anfifílicos em solução aquosa (FAPESP 2013/14419-3). Em especial, o estudo com anfifílicos catiônicos é tema de pesquisa do pós-doutorando Dr. Julio H.K. Rozenfeld (FAPESP 2011/13079-9), em colaboração com o especialista de laboratório Dr. Evandro L. Duarte, e pesquisadores da área biológica, interessados no uso farmacológico de complexos lipídicos. Propomos aqui o estudo com vesículas do anfifílico DODAB (brometo de dioctadecildimetilamônio). O DODAB possui um amônio quaternário na cabeça polar, e, devido à carga positiva deste grupamento, nucleotídeos, oligonucleotídeos e DNA complexam-se com a bicamada. Desejamos caracterizar as vesículas puras e complexadas, e analisar, também, comparativamente, somente o efeito da blindagem eletrostática causada por estas moléculas na superfície das vesículas de DODAB, através da adição de sais ao meio. As principais técnicas a serem utilizadas serão a fluorescência do estado estacionário e a fluorescência resolvida no tempo, com a sonda Laurdan incorporada aos agregados de DODAB. Pretende-se entender melhor as estruturas das superfícies desses agregados anfifílicos catiônicos, por meio da comparação das características dessa sonda em agregados de lipídios neutros e aniônicos. Com isso, pretendemos contribuir para a melhor compreensão da estrutura de lipoplexes, usados em terapia gênica. Também temos como objetivo a melhor compreensão das propriedades da sonda Laurdan, estudando suas propriedades espectroscópicas em bicamadas catiônicas. Técnicas auxiliares deverão ser empregadas, e estudadas, para a caracterização dos agregados lipídicos: calorimetria diferencial de varredura (DSC), espalhamento de luz dinâmico (DLS) e medidas de potencial de superfície (potencial-z). Este projeto será desenvolvido em colaboração com o Dr. Evandro L. Duarte.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASUKAWA, MARCOS K.; VEQUI-SUPLICY, CINTIA C.; DUARTE, EVANDRO L.; LAMY, M. TERESA. A closer look into laurdan as a probe to monitor cationic DODAB bilayers. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A-CHEMISTRY, v. 376, p. 238-246, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.