Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil vacinal de pacientes com insuficiência renal crônica dialítica em São Carlos - SP, foco na vacina contra febre amarela

Processo: 13/16215-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sigrid de Sousa dos Santos
Beneficiário:Tila Facincani
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinação   Diálise renal   Infectologia   Vacinas   Febre amarela   Insuficiência renal crônica

Resumo

Dados sobre segurança e eficácia da vacina contra a febre amarela em pacientes com insuficiência renal crônica dialítica são escassos na literatura. A vacinação contra febre amarela está indicada no município de São Carlos segundo as recomendações do Ministério da Saúde. A indicação de vacinação contra febre amarela em pacientes com insuficiência renal crônica dialítica em São Carlos torna a região propícia para o estudo mais detalhado sobre a segurança da vacina nessa população. O estudo será realizado no Serviço de Nefrologia de São Carlos, que presta terapia dialítica regularmente a 158 pacientes advindos do Município de São Carlos e região. Os pacientes elegíveis serão adultos que concordarem em participar do estudo e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. Somente os pacientes com informações vacinais disponíveis serão considerados para o estudo. Os pacientes participantes da pesquisa serão submetidos a entrevista, revisão do prontuário e da carteira de vacinação. Os pacientes cujas carteiras de vacinação não estiverem atualizadas serão encaminhados às respectivas unidades básicas de saúde para a vacinação, e os possíveis efeitos adversos da vacina contra a febre amarela serão avaliados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA NOGUEIRA CROWN GUIMARÃES; TILA FACINCANI; SIGRID DE SOUSA DOS SANTOS. Hepatitis B status in hemodialysis patients. Arq. Gastroenterol., v. 54, n. 4, p. -, Dez. 2017.
FACINCANI, TILA; CROWN GUIMARAES, MAIA NOGUEIRA; DOS SANTOS, SIGRID DE SOUSA. Yellow fever vaccination status and safety in hemodialysis patients. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES, v. 48, p. 91-95, JUL 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.