Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histológica e estereológica da espermatogênese do Astyanax altiparanae (Characiformes, Characidae)

Processo: 13/24527-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Rosicleire Veríssimo Silveira
Beneficiário:Maira da Silva Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Células de Sertoli   Morfologia animal   Peixes   Testículo

Resumo

Pertencente à família Characidae, o lambari-do-rabo-amarelo Astyanax altiparanae, destaca-se por apresentar tamanho reduzido, resistência à manipulação em cativeiro, várias reproduções ao longo do ano, e maturação gonadal precoce aos 4 meses de vida. Estas características potencializam seu uso para o cultivo e produção, além de credencia-lo como um importante modelo biológico em estudos científicos. Porém, apesar destas facilidades, poucos são os dados disponíveis considerando os aspectos básicos da morfologia e espermatogênese desta espécie. Assim o objetivo deste trabalho é caracterizar histologica e estereologicamente os diferentes estágios das células testiculares germinativas e os cistos espermatogênicos que compõem (número de células germinativas e células de Sertoli, por cisto de espermatogônia, espermatócito e espermátides), provendo informações sobre o número de gerações espermatogoniais, sobre a magnitude de perda de células germinativas durante o processo espermatogênico, e a eficiência das células de Sertoli. Para tal, exemplares machos e adultos de A. altiparanae cedidos pela Estação de Hidrobiologia Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e mantidos nas dependências do Laboratório de Ictiologia Neotropical (L.I.NEO), tiveram suas gônadas extraídas, seccionadas e fragmentadas, e fixados para posterior processamento segundo os protocolos necessários para microscopia de luz. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MAIRA DA SILVA; DE SIQUEIRA-SILVA, DIOGENES HENRIQUE; QUIRINO, PATRICIA POSTINGEL; NINHAUS-SILVEIRA, ALEXANDRE; VERISSIMO-SILVEIRA, ROSICLEIRE. The efficiency of spermatogenesis and the support capacity of Sertoli cells in Characiformes. Theriogenology, v. 103, p. 149-152, NOV 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.