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Perfil do desempenho em habilidades metalinguísticas e leitura de escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem

Processo: 13/15684-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Bianca dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Dislexia   Educação   Leitura   Transtornos de aprendizagem   Avaliação da aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Dislexia | Educação | Leitura | Transtornos de Aprendizagem | Linguagem Escrita

Resumo

Este estudo tem como objetivos caracterizar, comparar e relacionar o desempenho em habilidades metalinguísticas e leitura de escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem (distúrbios de aprendizagem e dislexia) visando o estabelecimento do perfil na população estudada. Participarão deste estudo 80 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, na faixa etária de oito anos a dez anos e 11 meses de idade, divididos em três grupos, GI (composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia), GII (composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbios de aprendizagem), GIII (composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem) e GIV (composto por 20 escolares com bom desempenho acadêmico). Os escolares serão submetidos à aplicação do protocolo de provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE) individualmente. Os resultados serão analisados estatisticamente utilizando o Teste de Mann-Whitney objetivando verificar as diferenças entre os grupos estudados para as variáveis de interesse nas provas do PROHMELE. O grau de relação entre as habilidades metalinguísticas e leitura será verificada por meio do teste de Análise de Correlação de Spearman. (AU)

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