Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de nanopartículas esféricas monodispersas de LaNbO4:Eu3+ pelo processo de pirólise de aerossol.

Processo: 13/22606-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Lucas Alonso Rocha
Beneficiário:Gabriela Simões Freiria
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Európio   Luminescência

Resumo

O desenvolvimento de novos processos e a busca por novos materiais é imprescindível para a obtenção de luminóforos que absorvam eficientemente a radiação na região do ultravioleta e que tenham a emissão e a estabilidade adequada. Dentre as várias metodologias existentes para a síntese de luminóforos, o processo de pirólise de aerossol (SP) destaca-se como um dos mais vantajosos pela rapidez, já que o processo de evaporação do solvente leva apenas alguns segundos, e pela pureza do produto final, uma vez que cada gota do aerossol pode ser vista como um micro reator homogêneo com a mesma composição química da solução inicial. Entretanto, o grande desafio encontrado na preparação de materiais pelo SP é o controle do diâmetro das partículas, pois devido ao fenômeno de coalescência o diâmetro pode variar de 50 nm a 2,0 ¼m. Neste projeto, nanopartículas esféricas monodispersas de niobato de lantânio LaNbO4 dopadas com íons Eu3+serão preparadas a partir do processo SP visando a obtenção de luminóforos que emitam no vermelho. Além disso, o estudo entre as propriedades estruturais/morfológicas e as propriedades luminescentes é de suma importância para o desenvolvimento de novos materiais luminescentes. As matrizes preparadas serão inicialmente investigadas através das microscopias eletrônicas de varredura (MEV) e da análise do potencial zeta, onde se pretende verificar a morfologia e o tamanho das partículas. Outras informações serão obtidas através das técnicas de difração de raios X (DRX) e principalmente através das técnicas espectroscópicas de luminescência (excitação, absorção e emissão) e vibracional (FTIR).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, BEATRIZ M.; FREIRIA, GABRIELA S.; CIUFFI, KATIA J.; DE FARIA, EMERSON H.; ROCHA, LUCAS A.; NASSAR, EDUARDO J.; DE LIMA, MILTON S. F. ITO Obtained by Spray Pyrolysis and Coating on Glass Substrate. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 12, p. 2412-2420, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
FERREIRA, CAMILA M. A.; FREIRIA, GABRIELA S.; DE FARIA, EMERSON H.; ROCHA, LUCAS A.; CIUFFI, KATIA J.; NASSAR, EDUARDO J. Yttrium aluminum garnet coating on glass substrate. Journal of Luminescence, v. 170, n. 2, SI, p. 686-691, FEB 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.