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Padrões de localização das atividades comerciais e de serviços nas cidades médias brasileiras: Marília e Londrina

Processo: 13/25195-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Elines Sodré Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Geografia econômica   Geografia urbana   Produção do espaço urbano   Espaço urbano   Cidades médias   Consumo   Atividade comercial   Marília (SP)   Londrina (PR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Médias | Comércio e Serviços | Espaço e consumo | produção do espaço | Reestruturação das Cidades | Geografia Econômica

Resumo

Os ramos de atividades comerciais e de serviços são relevantes para a compreensão das novas relações entre consumo, reestruturação urbana e reestruturação das cidades médias. Por isso, a reestruturação das cidades brasileiras tem, como uma de suas muitas determinações, vários elementos que redefinem suas morfologias. Os ramos de atividades comerciais e de serviços, principalmente aqueles que podem ser classificados como responsáveis pelo consumo produtivo (a ver: empresas comerciais e de serviços associadas ao setor industrial e/ou associadas aos agronegócios, tanto aquelas com forte participação de capital externo quanto aquelas geridas pelo capital local) podem ser considerados como responsáveis pela absorção de parcela do espaço urbano e, por tal, são responsáveis pela reestruturação da cidade. Esta pesquisa visa, de um lado, mapear essas escolhas locacionais das empresas responsáveis pelo consumo produtivo, no Brasil, com destaque para as cidades estudas pelo projeto temático, avaliando, portanto, as estratégias adotadas no âmbito da rede urbana e, por outro lado, verificar como se dão as escolhas na escala da cidade.

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