Busca avançada
Ano de início
Entree

Development of nanocomposites with active principles added as nanoemulsion

Processo: 13/25907-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Paulo José do Amaral Sobral
Beneficiário:Elisabete Maria da Cruz Alexandre
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Assunto(s):Antioxidantes   Emulsão   Óleos essenciais

Resumo

Em geral, os filmes à base de gelatina apresentam boa resistência mechanica, mas, tem fraca propriedade de barreira ao vapor de água. Uma alternativa para melhorar as propriedades destes filmes pode ser a utilização de nanopartículas como carga de reforço, produzindo-se assim um material chamado como nanocompósitos (Lagarón et al., 2005).Além disso, pode-se considerar que os filmes à base de biopolímeros reforçados com nanopartículas podem ser interessantes para o desenvolvimento de embalagens activas, seja devido ao caráter antimicrobiano, tal como para as películas desenvolvidas por Rhim et al. (2006), seja devido ao controle da atmosfera no interior da embalagem, como em função da permeabilidade desses nanocompósitos aos gases, o vapor de água e o etileno. Por definição, uma embalagem pode ser considerada como activa, quando ela tem a propriedade de selecionar, libertar gradualmente, ou absorver ou ransformar um componente ou um gás dentro da própria embalagem (Gontard, 2000).Mas, a retenção perfeita do componente ativo na matriz biopolimérica durante o processamento de filmes, e a sua libertação controlada durante a respectiva aplicação como embalagem de alimentos, pode ser melhorada se o princípio ativo, componente normalmente não polar, puder ser disperso em água como uma nanoemulsão.Assim, o objetivo específico deste projeto de pós-doutorado é o desenvolvimento de filmes nanocompósitos a base de gelatina e ativados com princípios ativos aplicados como nanoemulsões. O candidato a pós-doc irá colaborar na orientação de teses neste contexto, e atuará como gestor do projeto, além de realizar suas atividades de pesquisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ ALEXANDRE, ELISABETE MARIA; LOURENCO, RODRIGO VINICIUS; QUINTA BARBOSA BITTANTE, ANA MONICA; FREITAS MORAES, IZABEL CRISTINA; DO AMARAL SOBRAL, PAULO JOSE. Gelatin-based films reinforced with montmorillonite and activated with nanoemulsion of ginger essential oil for food packaging applications. FOOD PACKAGING AND SHELF LIFE, v. 10, p. 87-96, DEC 2016. Citações Web of Science: 29.
CORONADO JORGE, MANUEL FERNANDO; ALEXANDRE, ELISABETE M. C.; CAICEDO FLAKER, CHRISTIAN HUMBERTO; QUINTA BARBOSA BITTANTE, ANA MONICA; DO AMARAL SOBRAL, PAULO JOSE. Biodegradable Films Based on Gelatin and Montmorillonite Produced by Spreading. INTERNATIONAL JOURNAL OF POLYMER SCIENCE, 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.