Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de tourinhos Nelore alimentados com glicerina bruta associada ao óleo de soja

Processo: 13/23959-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Juliana Duarte Messana
Beneficiário:Eduardo Garbin Sgobi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ganho de peso   Bovinos de corte   Consumo

Resumo

O aumento na produção de biodiesel no país resultou em maior disponibilidade de seus coprodutos, dentre eles a glicerina bruta. Devido ao fato de ser um substrato com alto poder gliconeogênico para ruminantes, seu melhor entendimento torna-se necessário para sua inclusão nas dietas como fonte de nutriente. O presente estudo visa avaliar a ingestão de matéria seca e nutrientes, digestibilidade e o desempenho de tourinhos Nelore alimentados com dietas contendo óleo de soja e glicerina. Serão utilizados 28 animais com aproximadamente 375 kg de peso corporal e idade média de 18 ± 2 meses, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, num esquema fatorial 2x2 (com glicerina e sem glicerina; com ou sem óleo de soja), totalizando quatro tratamentos com sete repetições. As dietas serão compostas por: T1 - dieta controle, sem a inclusão de óleo de soja e glicerina; T2 - inclusão de 6,13% de óleo de soja na matéria seca (MS); T3 - inclusão de 10% de glicerina bruta substituindo parte do milho no concentrado e T4 - inclusão de 10% de glicerina bruta substituindo parte do milho no concentrado associada ao óleo de soja. Estas quatro dietas serão avaliadas em uma relação volumoso:concentrado de 40:60, sendo isoproteicas e o volumoso exclusivo será a silagem de milho. O confinamento experimental será de 105 dias, sendo 21 dias de adaptação e três períodos de 28 dias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORENTINI, G.; MESSANA, J. D.; JOSE NETO, A.; SGOBI, E. G.; CASTAGNINO, P. S.; BERCHIELLI, T. T. Performance and meat quality of Nellore bulls fed crude glycerin combined with soybean oil. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 241, p. 45-54, JUL 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.