Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos parâmetros de textura em Imagens de RM cerebrais de indivíduos sadios

Processo: 13/16273-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Gabriela Castellano
Beneficiário:Thallis Alves Santos
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Ressonância magnética   Neurociências

Resumo

A análise de textura é uma técnica de processamento de imagens que permite extrair descritores de uma imagem, ou de uma região da mesma, relativos a características que remetem a propriedades como suavidade, rugosidade, regularidade etc. Existem várias abordagens para a extração de parâmetros de textura de uma imagem, sendo que para imagens médicas, uma das mais utilizadas tem sido a abordagem estatística, e, dentro desta, a classe de parâmetros mais utilizados tem sido a matriz de coocorrência (MCO) de níveis de cinza. Parâmetros estatísticos derivados da MCO têm apresentado diferenças estatisticamente significantes em imagens de ressonância magnética (RM) de indivíduos normais e pacientes com patologias diversas, em estruturas cerebrais que parecem normais sob uma inspeção visual simples da imagem. No entanto, até o momento, nenhum estudo foi feito para caracterizar estes parâmetros em indivíduos normais, ou seja, caracterizar a distribuição dos mesmos, em diferentes estruturas cerebrais, para diferentes grupos etários que não apresentem sintomas ou queixas relativas a alguma doença ou condição neurológica. Este projeto visa, portanto, caracterizar os parâmetros de textura da MCO de um banco de imagens cerebrais de RM de indivíduos sadios.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, T. A.; MAISTRO, C. E. B.; SILVA, C. B.; OLIVEIRA, M. S.; FRANCA, JR., M. C.; CASTELLANO, G. MRI Texture Analysis Reveals Bulbar Abnormalities in Friedreich Ataxia. AMERICAN JOURNAL OF NEURORADIOLOGY, v. 36, n. 12, p. 2214-2218, DEC 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.