Busca avançada
Ano de início
Entree

Treinamento de Habilidades Sociais como estratégia de enfrentamento do bullying: intervenção e empoderamento

Processo: 13/22361-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marta Angélica Iossi Silva
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01794-6 - Aumentando a competência social e combatendo o bullying: efeitos de uma intervenção em habilidades sociais, BE.EP.DR
Assunto(s):Bullying   Habilidades sociais   Promoção da saúde

Resumo

O bullying, um tipo de violência interpessoal, é considerado um problema importante a ser investigado e enfrentado nas escolas. A sua ocorrência se encontra associada a aspectos contextuais da instituição escolar e pessoais dos alunos. Não obstante, esta investigação se direcionará às agressões correlacionadas a características de natureza pessoal que tornam os alunos vulneráveis à vitimização, uma vez que elas podem indicar diretrizes consistentes para esforços de promoção de qualidade de vida, bem como de prevenção e controle do bullying no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa apresenta por objetivo verificar se o Treinamento de Habilidades Sociais - THS colabora para a mudança da condição de vulnerabilidade ao bullying em adolescentes vitimizados. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, cujo desenvolvimento será referenciado pelos pressupostos da Terapia Cognitivo Comportamental - TCC. Serão formados grupos (intervenção e comparação) com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto-SP. Todos os grupos serão avaliados quanto à presença e intensidade de vitimização por bullying e desenvolvimento de habilidades sociais, antes e depois da realização do THS com os grupos de intervenção, durante 12 meses. Espera-se com esta investigação obter dados referentes aos ganhos de habilidades sociais após a intervenção, manutenção das aquisições nas avaliações de seguimento (follow up) e generalização das habilidades aprendidas, bem como os seus impactos no desenvolvimento pessoal e social dos alunos, no tocante à diminuição da vulnerabilidade que apresentam para vitimização por bullying.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JORGE LUIZ; DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO; CARLOS, DIENE MONIQUE; DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; ROSARIO, RAFAELA; IOSSI SILVA, MARTA ANGELICA. Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. 1085-1091, MAY-JUN 2018. Citações Web of Science: 1.
JORGE LUIZ DA SILVA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; MARCELA ALMEIDA ZEQUINÃO; ELISÂNGELA APARECIDA DA SILVA LIZZI; BEATRIZ OLIVEIRA PEREIRA; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise. Trends in Psychology, v. 26, n. 1, p. -, Mar. 2018.
JORGE LUIZ DA SILVA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; DIENE MONIQUE CARLOS; ELISANGELA APARECIDA DA SILVA LIZZI; RAFAELA ROSÁRIO; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. -, Maio 2018.
DA SILVA, JORGE LUIZ; DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO; BRAGA, IARA FALLEIROS; FARIAS, MARILURDES SILVA; DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; CARVALHO GONCALVES, MARLENE FAGUNDES; PEREIRA, BEATRIZ OLIVEIRA; IOSSI SILVA, MARTA ANGELICA. The Effects of a Skill-Based Intervention for Victims of Bullying in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 13, n. 11 NOV 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.