Busca avançada
Ano de início
Entree

Os determinantes das internações por tuberculose em Ribeirão Preto: Uma abordagem geo-ecológica

Processo: 13/22486-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Marcela Paschoal Popolin
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Sistemas de saúde   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condições crônicas | Condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde | Internações Evitáveis | Redes de Atenção a Saúde | Tuberculose | Epidemiologia

Resumo

Conhecida como uma das doenças infecciosas mais antigas do mundo, a tuberculose ainda permanece como um problema de saúde pública e é um dos agravos que tem forte apelo aos determinantes dos serviços e a equidade social em um território. Estes determinantes incidem diretamente sobre a população vulnerável à doença, cujo desequilíbrio pode levar às internações evitáveis. As internações por tuberculose tem crescido nos últimos anos, o que coloca em evidência as fragilidades dos sistemas de saúde em responder as necessidades da população. Assim, a presente proposta tem por objetivo investigar os determinantes das internações por tuberculose no município de Ribeirão Preto - SP. Trata-se de um estudo ecológico, que utilizará técnicas de geoprocessamento para responder aos objetivos. A pesquisa considerará dados oriundos do Sistema de Informação Hospitalar, da aplicação de questionários junto às equipes da Atenção Primária à Saúde e levantamento de informações do Censo Demográfico 2010. Os pesquisadores construirão um indicador sintético para descrever as iniquidades sociais a partir da Análise de Componentes Principais. A unidade ecológica considerada para a pesquisa será a área de abrangência da Atenção Primária à Saúde. As áreas de abrangências serão categorizadas em relação à iniquidade social da população (alta, média e baixa) e também pela capacidade da Atenção Primária à Saúde de coordenar Redes de Atenção à Saúde, assumindo grau 1, incapacidade para coordenar as Redes de Atenção à Saúde; grau 2, capacidade básica para coordenar as Redes de Atenção à Saúde, 3, capacidade boa para coordenar as Redes de Atenção à Saúde e 4, capacidade ótima para coordenar as Redes de Atenção à Saúde. Proceder-se-á uma análise espacial das internações por tuberculose correlacionando-as à capacidade da Atenção Primária à Saúde coordenar as Redes de Atenção à Saúde e a Iniquidade Social nas áreas de abrangência. Na pesquisa, os autores assumem a hipótese de dependência espacial dos dados, assim os autores recorrerão às análises de Kernel, Moran e também regressão múltipla espacial para quantificar as influências das variáveis iniquidade social e da Atenção Primária à Saúde nas internações por tuberculose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POPOLIN, MARCELA PASCHOAL; TOUSO, MICHELLE MOSNA; YAMAMURA, MELLINA; BANDEIRA RODRIGUES, LUDMILA BARBOSA; DA CUNHA GARCIA, MARIA CONCEBIDA; ARROYO, LUIZ HENRIQUE; VIEIRA RAMOS, ANTONIO CARLOS; BERRA, THAIS ZAMBONI; NETO, MARCELINO SANTOS; CRISPIM, JULIANE DE ALMEIDA; et al. Integrated health service delivery networks and tuberculosis avoidable hospitalizations: is there a relation between them in Brazil?. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH, v. 16, . (13/22486-2, 12/51235-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.