Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de lipase pelo processo de fermentação combinada e sua aplicação na modificação de óleos e gorduras

Processo: 13/20826-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Cristiane Sanchez Farinas
Beneficiário:Erick de Abreu Silveira
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/10530-2 - Aplicação de diferentes estratégias de engenharia enzimática para a obtenção de derivados imobilizados-estabilizados de novas lipases, BE.EP.DR
Assunto(s):Biodiesel   Lipase   Imobilização

Resumo

As lipases (triacilglicerol hidrolases, EC 3.1.1.3) pertencem a uma classe de hidrolases que catalisa a hidrólise de triglicerídeos em glicerol e ácidos graxos livres. Além disso, as lipases também catalisam a hidrólise e a transesterificação de outros ésteres e exibem propriedades enantioseletivas, possuindo uma gama de aplicações biotecnológicas de grande interesse industrial. Os métodos tradicionais de cultivo de microrganismos para a produção de enzimas podem ser divididos em fermentação no estado sólido (FES) e fermentação submersa (FSm), sendo que cada um possui vantagens e desvantagens de acordo com a aplicação desejada. Recentemente, um novo método de fermentação foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa da Embrapa Instrumentação em colaboração com a UFSCar, denominado de fermentação combinada (FC). Este método inovador se caracteriza pela germinação do fungo na fase sólida e posterior transição para cultivos trifásicos em FSm. Este método de cultivo tem apresentado resultados de produtividade de celulases superiores aos cultivos convencionais realizados em FSm. Nesse contexto, a proposta deste projeto é avaliar se a fermentação combinada é viável para a produção de lipases. Além de uma oportunidade de validar o novo método proposto, destaca-se a possibilidade do desenvolvimento de um bioprocesso mais eficiente para a produção de lipases, buscando também uma destinação adequada aos resíduos do processamento do dendê. Ademais, as lipases obtidas serão caracterizadas e imobilizadas visando sua aplicação na modificação de óleos e gorduras para obtenção de bioprodutos de interesse biotecnológico, tais como biodiesel, biolubrificantes e lipídeos estruturados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, ERICK ABREU; MORENO-PEREZ, SONIA; BASSO, ALESSANDRA; SERBAN, SIMONA; PESTANA-MAMEDE, RITA; TARDIOLI, PAULO W.; SANCHEZ-FARINAS, CRISTIANE; CASTEJON, NATALIA; FERNANDEZ-LORENTE, GLORIA; ROCHA-MARTIN, JAVIER; GUISAN, JOSE M. Biocatalyst engineering of Thermomyces Lanuginosus lipase adsorbed on hydrophobic supports: Modulation of enzyme properties for ethanolysis of oil in solvent-free systems. Journal of Biotechnology, v. 289, p. 126-134, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 2.
SILVEIRA, ERICK A.; TARDIOLI, PAULO W.; FARINAS, CRISTIANE S. Valorization of Palm Oil Industrial Waste as Feedstock for Lipase Production. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 179, n. 4, p. 558-571, JUN 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.