Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando o potencial enzimático e citotóxico em extratos de nematocistos de água-viva

Processo: 13/25593-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Ana Maria Moura da Silva
Beneficiário:Paloma Sirigatti Knittel
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade   Metaloproteinases   Toxicologia

Resumo

As águas-vivas são os animais peçonhentos marinhos mais populares, estão presentes em um grande número de praias e a sua toxicidade pode variar de sintomas leves até envenenamentos fatais para os seres humanos. Alguns compostos com interesse biotecnológico como antimicrobianos, analgésicos e atividade antitumoral vêm sendo encontrados em extratos de águas-vivas. Enzimas proteolíticas também já foram descritas, entretanto, a caracterização desses compostos ainda é pouco evidente. Recentemente, nosso grupo iniciou uma colaboração com docentes da USP e pesquisadores do Kings College de Londres visando a caracterização de toxinas de animais marinhos e terrestres que compartilham ancestrais comuns para a biossíntese de toxinas. O grupo já caracterizou o perfil proteômico de toxinas putativas dos nematocistos isolados de quatro espécies de águas-vivas, identificando a presença de proteases e fosfolipases. Neste projeto, utilizaremos extratos de nematocistos de Olindias sambaquiensis, no intuito de verificar a atividade funcional das proteínas identificadas pelo proteoma. Analisaremos os extratos quanto a presença de atividade de metaloproteinases, serinoproteinases e fosfolipases A2, bem como eventuais inibidores dessas enzimas. Também será avaliada a presença de componentes dos nematocistos com ação citotóxica, anti-proliferativa e pró-apoptótica em culturas de células endoteliais, fibroblastos e células tumorais de diferentes linhagens.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KNITTEL, PALOMA S.; LONG, PAUL F.; BRAMMALL, LUCAS; MARQUES, ANTONIO C.; ALMEIDA, MICHELLE T.; PADILLA, GABRIEL; MOURA-DA-SILVA, ANA M. Characterising the enzymatic profile of crude tentacle extracts from the South Atlantic jellyfish Olindias sambaquiensis (Cnidaria: Hydrozoa). Toxicon, v. 119, p. 1-7, SEP 1 2016. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.