Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações espaciais no balanço hídrico do solo em escalas de lavoura e regional e suas implicações para a disponibilidade de água às plantas e a demanda de irrigação

Processo: 13/25917-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 08 de junho de 2014
Vigência (Término): 30 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Quirijn de Jong van Lier
Beneficiário:Quirijn de Jong van Lier
Anfitrião: Ole Wendroth
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Kentucky (UK), Estados Unidos  
Assunto(s):Física do solo   Irrigação   Transpiração vegetal   Variabilidade espacial

Resumo

A extração da água do solo pelas plantas é um dos mais importantes componentes do balanço hídrico. Propriedades hidráulicas têm um papel chave na sua estimativa. O entendimento do processo é essencial para avaliar a disponibilidade de água às culturas. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estabelecer uma ligação entre variabilidade espacial de propriedades hidráulicas do solo e disponibilidade de água às plantas. Os objetivos específicos são a determinação das propriedades hidráulicas do solo em escala de lavoura, a predição de estresse hídrico e rendimento da cultura em função da variabilidade espacial, a utilização da modelagem e medição para demonstrar a relação entre propriedades hidráulicas e regime hídrico do solo, e o desenvolvimento de uma metodologia para fazer o upscaling de informações locais sobre o teor de água do solo e da demanda de irrigação a uma escala regional maior. A pesquisa terá como foco uma lavoura de produtor de 20 ha no estado de Kentucky, EUA, cultivada com milho. Chuva e irrigação serão medidas in situ; demais dados meteorológicos serão obtidos de uma estação próxima. Em dez locais de observação o solo será caracterizado hidraulicamente; teor de água, distribuição do comprimento radicular, índice de área foliar e matéria seca da parte aérea serão monitorados durante o ciclo. Duas funções de redução de transpiração, uma mecanística e uma empírica, serão avaliadas. A correlação entre as séries temporais de teor de água, propriedades hidráulicas específicas e rendimentos será analisada. Baseando-se na relação conhecida entre teor de água após um período chuvoso e propriedades hidráulicas do solo específicas, será desenvolvida e avaliada uma metodologia para fazer o upscaling de informações locais sobre o solo para uma escala maior, regional, utilizando informação de sensoriamento remoto disponível.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VAN LIER, QUIRIJN DE JONG; WENDROTH, OLE; VAN DAM, JOS C. Prediction of winter wheat yield with the SWAP model using pedotransfer functions: An evaluation of sensitivity, parameterization and prediction accuracy. Agricultural Water Management, v. 154, p. 29-42, MAY 31 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.