Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da vitamina B6 da dieta materna sobre a modulação da expressão gênica no cérebro de ratas e de seus descendentes

Processo: 14/01288-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Mara Ribeiro de Almeida
Supervisor no Exterior: Chung S. Park
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : North Dakota State University (NDSU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/20441-9 - Avaliação da instabilidade cromossômica e da expressão de mRNA de genes relacionados com a neurogênese e o metabolismo de neurotransmissores na prole de ratas submetidas a dietas deficiente ou suplementada com vitamina B6, BP.PD
Assunto(s):Nutrigenômica   Piridoxina   Glutamato descarboxilase   Vitamina B6   Dieta   Gravidez

Resumo

Estudos demonstraram que a desnutrição ou materna ou a ingestão excessiva de nutrientes durante a gravidez podem estar associados com o risco aumentado de diferentes doenças nos seus descendentes, como diabetes, obesidade, hipertensão e desordens cardiovasculares. A vitamina B6, uma vitamina solúvel em água, está envolvida em muitas reações incluindo os metabolismos do DNA, da homocisteína e do carbono-1. Além disso, a vitamina B6 possui um importante papel no desenvolvimento cerebral e na síntese de neurotransmissores. O objetivo desse estudo é investigar os efeitos da vitamina B6 da dieta materna sobre a metilação do DNA e sobre a expressão de proteínas de genes relacionados à neurogênese e ao metabolismo de neurotransmissores no cérebro dos descendentes. Ratas Wistar com 5 semanas de idade receberam por 10 semanas três diferentes dietas: controle (6 mg de vitamina B6/kg de dieta); suplementada (30 mg de vitamina B6/kg de dieta) e deficiente (0 mg de vitamina B6/kg de dieta). As ratas foram eutanasiadas após o período de amamentação e suas proles macho (n=6/grupo) foram eutanasiadas em dois diferentes períodos: as proles que foram eutanasiadas 10 dias após nascimento; e as proles que foram eutanasiadas 100 dias após nascimento. Todas as proles receberam dieta controle após o período de amamentação. A metilação global do DNA e a expressão das proteínas dos genes neurogenina 1 (Neurog1), neutrina 1 (Ntn1), glutamato descarboxilase 1 (Gad1), 4-aminobutirato aminotransferase (Abat) e monoamino oxidase A (Maoa) serão avaliadas no hipocampo das ratas e de seus descendentes. Os resultados desse estudo proporcionarão conhecimentos adicionais sobre os efeitos da vitamina B6 na expressão gênica e assim fornecerão mais evidências sobre o uso correto desse nutriente na dieta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, MARA RIBEIRO; MABASA, LAWRENCE; CRANE, COURTNEY; PARK, CHUNG S.; VENANCIO, VINICIUS PAULA; PIRES BIANCHI, MARIA LOURDES; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Maternal vitamin B-6 deficient or supplemented diets on expression of genes related to GABAergic, serotonergic, or glutamatergic pathways in hippocampus of rat dams and their offspring. MOLECULAR NUTRITION & FOOD RESEARCH, v. 60, n. 7, p. 1615-1624, JUL 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.