Busca avançada
Ano de início
Entree

Localização da deformação na transição rúptil-dúctil na crosta intermediária: exemplos da zona de cisalhamento Pernambuco (Província Borborema, NE Brasil)

Processo: 14/01114-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 18 de maio de 2014
Vigência (Término): 03 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos José Archanjo
Beneficiário:Luís Gustavo Ferreira Viegas
Supervisor no Exterior: Luca Menegon
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Plymouth University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/11866-9 - Processos de localização da deformação na zona de cisalhamento Pernambuco (Província Borborema, NE Brasil): implicações para a reologia da crosta continental, BP.PD
Assunto(s):Reologia

Resumo

A zona de cisalhamento Pernambuco, uma das principais estruturas da Província Borborema, consiste de dois segmentos nos quais milonitos de alta- e baixa-temperatura estão deformados de forma distinta: o segmento oeste envolve fusão parcial e milonitos grossos de fácies anfibolito, enquanto que a terminação leste desenvolveu-se nas adjacências de dois batólitos graníticos. No setor leste da estrutura, milonitos de médio- a baixo-grau afloram nas regiões externas aos batólitos, exibindo estruturas indicativas de deformação na transição rúptil-dúctil. Embora restritos ao setor leste da estrutura, estes milonitos representam laboratórios naturais para a investigação da reologia crustal em condições rúpteis-dúcteis. Entretanto, as características estruturais destas rochas são ainda pouco conhecidas. O principal objetivo deste projeto é combinar microestruturas, orientações preferenciais cristalográficas, análises químicas e estimativas de temperatura para investigar os processos que controlam a reologia da zona de cisalhamento Pernambuco durante a localização da deformação em condições de baixo grau metamórfico. Estes dados são importantes para entender a evolução reológica da crosta continental, além de contribuir para o estudo da evolução da Província Borborema durante o Neoproterozóico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEGAS, GUSTAVO; MENEGON, LUCA; ARCHANJO, CARLOS. Brittle grain-size reduction of feldspar, phase mixing and strain localization in granitoids at mid-crustal conditions (Pernambuco shear zone, NE Brazil). SOLID EARTH, v. 7, n. 2, p. 375-396, 2016. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.