Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre a crítica do mito na sociedade capitalista

Processo: 13/16760-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Fernando Augusto Bee Magalhães
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/16085-8 - O diagnóstico e a crítica da cultura de Walter Benjamin, BE.EP.MS
Assunto(s):Teoria crítica   Capitalismo   Fetichismo   Modernidade   Mitos   Filósofos   Alemães

Resumo

O objetivo deste projeto é mostrar que a crítica de Walter Benjamin à modernidade deve ser compreendida como crítica da fantasmagoria, pois esta é a forma de mito particular à modernidade. Mais especificamente, a hipótese deste projeto é a de que Benjamin entende a crítica da fantasmagoria como a construção de uma experiência coletiva de massa promovida pela reprodutibilidade técnica. Para executar este objetivo e provar a nossa hipótese, procuraremos compreender primeiramente como as transformações nos modos de reprodução técnica emergentes na modernidade alteram a experiência tradicional. Em seguida, procuremos entender como o conceito de fantasmagoria corresponde à aparência mítica da modernidade. E, finalmente, pensando a crítica como a prática capaz de separar os elementos retrógrados ou negativos à vida social daqueles portadores do futuro e positivos, procuraremos os potenciais críticos presentes nos novos modos de reprodução técnica, os quais Benjamin apontava como meios para retirar a modernidade do domínio da fantasmagoria. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Fernando Augusto Bee. Crítica da cultura e fantasmagoria : Benjamin na década de 30. 2016. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.