Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração e análise da confiabilidade de uma escala para a avaliação dos Movimentos Generalizados (MG) em crianças prematuras

Processo: 13/21041-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Renata Hydee Hasue
Beneficiário:Carolina Yuri Panvequio Aizawa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise quantitativa   Movimento (fisiologia)   Paralisia cerebral   Recém-nascido prematuro

Resumo

O aperfeiçoamento da assistência pré-natal e dos cuidados intensivos neonatal contribuiu para a redução da mortalidade dos Recém-Nascidos Pré-Termo (RNPT). Apesar destes avanços, a difícil previsão e prevenção de danos neurológicos e neurocomportamentais está associada a um aumento da proporção de crianças com problemas graves como a Paralisia Cerebral (PC). Das avaliações disponíveis atualmente, a que possui melhor valor preditivo de danos neurológicos em prematuros é a Avaliação Qualitativa dos Movimentos Generalizados (MG) de Prechtl. Porém, não é largamente utilizada na prática clínica por tratar-se de uma avaliação muito subjetiva e que exige treinamento para a sua aplicação. O objetivo deste estudo, assim, consiste em desenvolver uma escala quantitativa para avaliação de bebês baseada nos MG, e verificar sua confiabilidade. A construção da escala seguirá as seguintes etapas: seleção dos pacientes para a filmagem e observação dos MG; sistematização da observação e da coleta de dados referentes aos MG realizados pelos bebês; organização das sequências dos movimentos em categorias dos movimentos; elaboração dos itens da escala; determinação de um escore para cada item; confecção do manual para o uso da escala; submissão da escala e do manual a examinadores peritos independentes para reajustes para criação final; coleta de dados para análise de confiabilidade da escala. Na análise de confiabilidade, serão utilizados a Correlação do Kappa Ponderado e o Índice de Correlação Intraclasses (ICCs) para verificação da confiabilidade intra e interexaminadores do método de avaliação proposto, sendo considerados significativos resultados com p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANVEQUIO AIZAWA, CAROLINA YURI; EINSPIELER, CHRISTA; GENOVESI, FERNANDA FRANCOSO; IBIDI, SILVIA MARIA; HASUE, RENATA HYDEE. The general movement checklist: A guide to the assessment of general movements during preterm and term age. Jornal de Pediatria, v. 97, n. 4, p. 445-452, JUL-AUG 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AIZAWA, Carolina Yuri Panvequio. Elaboração e análise da confiabilidade de uma escala para avaliação dos movimentos generalizados em lactentes com riscos para o desenvolvimento neuromotor. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.