Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos intracelulares induzidos por leucotrienos durante a diferenciação osteogênica

Processo: 13/25770-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 08 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Cardoso de Oliveira
Beneficiário:Flávia Amadeu de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Leucotrienos   Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular   Bioquímica   Metabolismo ósseo   Expressão gênica

Resumo

O metabolismo ósseo é regulado por diversos mecanismos desencadeados pela interação entre moléculas locais e sistêmicas, onde hormônios, citocinas e mediadores lipídicos atuam de maneira autócrina, parácrina e endócrina. É conhecido na literatura que processos inflamatórios regidos por mediadores específicos no microambiente ósseo são capazes de modular a osteoclastogênese e, portanto, o metabolismo ósseo. Os leucotrienos (LTs) são mediadores inflamatórios sintetizados por osteoblastos e osteoclastos e sinalizam por meio de receptores do tipo transmembrana acoplados a proteína G. Existem quatro tipos de receptores: BLT1, BLT2 e cisLT1, cisLT2. O leucotrieno B4 (LTB4) agem nos receptores BLT1 ou BLT2 enquanto os cistenil-leucotrienos, que compreendem o LTC4, LTD4 e LTE4, agem nos receptores cisLT1 ou cisLT2. De maneira geral, esses receptores são acoplados às subunidades G±i e G±q, cuja ativação leva à inibição da adenilato ciclase e ao aumento do influxo de cálcio, respectivamente. No entanto, ainda não se sabe o impacto desses mediadores produzidos endogenamente na indução e/ou inibição da diferenciação osteogênica, bem como os mecanismos intracelulares e a expressão de microRNAs induzidos durante a diferenciação osteogênica. Assim, em células MC3T3-E1 cultivadas em meio osteogênico, pretendemos quantificar LTB4 e LTD4 e avaliar por RT-PCR a expressão da enzima 5-lipoxigenase (5-LO), responsável pela síntese de LTs, fosfatase alcalina (FAL), Runx-2 e osterix na presença ou não do inibidor da síntese de LTs (o composto MK 886), ou dos antagonistas dos receptores BLT1/2 e cisLT1/2. A seguir, a interação com receptores específicos e a sinalização intracelular induzida por LTB4 e LTD4 exógenos será determinada pela quantificação dos 2º mensageiros AMPc e cálcio intracelular na presença ou não do inibidor da síntese de LTs (o composto MK 886), ou dos antagonistas dos receptores BLT1/2 e cisLT1/2. Além disso, iremos avaliar o perfil da expressão de microRNAs induzidos por LTB4 e LTD4 durante diferenciação osteogênica. A seguir, iremos investigar a contribuição dos LTs sintetizados pelos pré-osteoblastos em diferenciação na indução da osteoclastogênese in vitro a partir de células tronco-hematopoiéticas, utilizando meio condicionado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Flávia Amadeu de. Mecanismos intracelulares induzidos por leucotrienos durante a diferenciação osteogênica. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.