Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas aos desafios das mudanças ambientais globais em níveis locais: os casos de São Paulo e Pequim

Processo: 13/25792-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leila da Costa Ferreira
Beneficiário:Alberto Matenhauer Urbinatti
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia ambiental   Mudanças ambientais globais   Riscos   Mudança climática

Resumo

Este projeto irá se inserir e dialogar diretamente com o Projeto Fapesp "Mudanças Ambientais Globais: As Políticas Ambientais na China com referência ao Brasil" (2013/19771-7), sob a coordenação da Profª. Drª. Leila da Costa Ferreira (IFCH / NEPAM/ UNICAMP). O objetivo é contribuir aos estudos do eixo Brasil-China, pretendendo investigar as respostas que vêm sendo estudadas, estruturadas e divulgadas nos municípios de São Paulo e Pequim às questões que surgem em relação ao tema das mudanças ambientais globais, entre elas as mudanças climáticas, e que podem afetar de forma direta estas zonas urbanas populosas. Nota-se um esforço de diferentes níveis - global, nacional e local - na busca por alternativas com o intuito de reduzir os efeitos e problemas causados por essas modificações no planeta, além dos riscos que se tornam cada vez mais presentes tanto no cotidiano das pessoas como na agenda política. Neste sentido, torna-se instigante a observação dos casos de São Paulo e Pequim, pelo fato das duas cidades serem centros industriais e econômicos de grande relevância e, portanto, ainda que tenham passado por diferentes processos de modernização, apresentam conjuntos de condições passíveis de serem associadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
URBINATTI, Alberto Matenhauer. Respostas aos desafios das mudanças climáticas em níveis locais: os casos de São Paulo e Pequim. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.