Busca avançada
Ano de início
Entree

Evapotranspiração e coeficiente de cultivo do pinhão-manso no terceiro e quarto ano

Processo: 13/19333-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Marcos Vinícius Folegatti
Beneficiário:Bruno Patias Lena
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/14005-0 - Evapotranspiração e coeficiente de cultivo do pinhão-manso no terceiro e quarto ano, BE.EP.DR
Assunto(s):Irrigação agrícola   Drenagem agrícola   Consumo de água   Evapotranspiração   Lisímetro   Pinhão manso

Resumo

O conhecimento da demanda hídrica de uma cultura é fundamental para o planejamento da implantação de novas áreas, bem como para a análise da viabilidade econômica de uma cultura em determinada região. A utilização de culturas para fontes de matéria prima alternativa vem sendo altamente estudada nos últimos anos. Dentre muitas, vem se destacando no cenário nacional e mundial a cultura do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) para a produção de biodiesel. O consumo de água por parte do pinhão-manso é pouco conhecida, necessitando ser estudada a fim de aprofundar os conhecimentos sobre a cultura e fornecer parâmetros confiáveis para a prática da irrigação. Portanto, o presente trabalho terá por objetivos determinar a evapotranspiração e o coeficiente de cultivo do pinhão-manso no terceiro e quarto ciclo produtivo, conduzidos com irrigação por pivô central, gotejamento e sem irrigação na cidade de Piracicaba, SP. O projeto será realizado na Fazenda Areão da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da USP durante o período de setembro de 2013 a abril de 2015. O experimento será dividido em três tratamentos com duas repetições, sendo: irrigado por pivô central, gotejamento e sem irrigação. A determinação de ET será realizada por meio lisímetros de pesagem em cada tratamento, contabilizando a variação de massa em função das entradas saídas de água no sistema. A determinação do Kc será realizada pela razão entre ET e ETo (estimado a partir de dados coletados na estação meteorológicos automática da Fazenda Areão).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA SANTOS, OTAVIO NETO; FOLEGATTI, MARCOS VINICIUS; DUTRA, LIVIA MACEDO; DE SOUSA ANDRADE, IRINEU PEDRO; FANAYA, JR., EDER DUARTE; LENA, BRUNO PATIAS; BARISON, ANDERSSON; DA CONCEICAO SANTOS, ALAN DIEGO. Tracking lipid profiles of Jatropha curcas L. seeds under different pruning types and water managements by low-field and HR-MAS NMR spectroscopy. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 109, p. 918-922, DEC 15 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LENA, Bruno Patias. Evapotranspiração e coeficiente de cultivo do pinhão-manso do primeiro ao quarto ano. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.