Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil fenotípico e genotípico de isolados de Candida spp. em episódios de candidemia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP

Processo: 13/23485-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Márcia Eliana da Silva Ferreira
Beneficiário:Heliara Maria Spina Canela
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções oportunistas   Candida   Técnicas de genotipagem   Candidemia

Resumo

Desde a década de 80, o número de pacientes acometidos por infecções invasivas causadas pelas leveduras do gênero Candida vem se elevando devido ao aumento de pacientes imunocomprometidos, de procedimentos invasivos e uso de antibióticos de amplo espectro. Essas leveduras, que normalmente fazem parte da microbiota humana, se aproveitam de desequilíbrios no hospedeiro para causar infecções, que podem ser superficiais ou invasivas. As infecções invasivas, conhecidas como candidemias, podem apresentar mortalidade de até 50% e são causadas, principalmente, por Candida albicans, C. parapsilosis, C. glabrata e C. tropicalis. A prevalência destas varia entre países e cada uma apresenta características particulares, o que torna necessário a identificação das mesmas. Além da identificação, a caracterização dos isolados em estudos epidemiológicos é pertinente e pode ser feita com a utilização de testes de sensibilidade a antifúngicos e testes fenotípicos e genotípicos. Nesse contexto, esse projeto se propõe a caracterizar, fenotipicamente e genotipicamente, isolados causadores de candidemia no hospital das clínicas da FMRP, bem como analisar a sensibilidade destes frente aos antifúngicos utilizados no tratamento das candidemias. Para isso, serão realizados os testes de presença de proteinases, hemolisinas e fosfolipases; genotipagem através de MLST, MLP e PFGE; e testes de sensibilidade de disco-difusão e microdiluição em caldo de acordo com as diretrizes do CLSI. Espera-se, dessa forma, contribuir com a epidemiologia dessa doença no hospital e no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANELA, HELIARA MARIA SPINA; CARDOSO, BARBARA; FRAZAO, MILIANE RODRIGUES; FALCAO, JULIANA PFRIMER; VITALI, LUCIA HELENA; MARTINEZ, ROBERTO; DA SILVA FERREIRA, MARCIA ELIANA. Genetic diversity assessed using PFGE, MLP and MLST in Candida spp. candidemia isolates obtained from a Brazilian hospital. Brazilian Journal of Microbiology, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
SPINA CANELA, HELIARA MARIA; CARDOSO, BARBARA; VITALI, LUCIA HELENA; COELHO, HARNOLDO COLARES; MARTINEZ, ROBERTO; FERREIRA, MARCIA ELIANA DA SILVA. Prevalence, virulence factors and antifungal susceptibility of Candida spp. isolated from bloodstream infections in a tertiary care hospital in Brazil. MYCOSES, v. 61, n. 1, p. 11-21, JAN 2018. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANELA, Heliara Maria Spina. Perfil fenotípico e genotípico de isolados de Candida spp. em episódios de candidemia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.