Bolsa 13/22785-0 - Dança contemporânea, Pedagogia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional

Processo: 13/22785-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Maria Lucia de Souza Barros Pupo
Beneficiário:Ana Maria Rodriguez Costas
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dança contemporânea   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dança Contemporânea | Estética Relacional | pedagogia | Processos de criação | Processos criativos; Pedagogia da Dança

Resumo

Empenhada em perscrutar a potência das relações entre arte, ética, estética e política, a pesquisa em questão é motivada por uma reflexão central: quais seriam, na atualidade, os potenciais da arte para configurar obras, proposições ou dispositivos que sensibilizem seus públicos - muitas vezes, coautores - à possibilidade de novas formas de viver e conviver socialmente. Nas últimas duas décadas de produção da dança contemporânea, observa-se a reconfiguração de um ideário poético-estético relacional (BOURRIAUD, 2009) norteando projetos de criação que passam a situar-se em zonas de experiência para além das salas de ensaio e espaços teatrais, coabitando com uma diversidade de públicos em diferentes contextos das cidades. Procura-se observar quais as noções de corpo dançante, os procedimentos técnicos (expressivos e inventivos), as poéticas que sustentam e se revelam nos processos abrigados em tais vertentes estéticas, assim como nas demais ações culturais empenhadas por uma dança (e, portanto, por um corpo) que intenta relacionar-se. Partindo da hipótese de que a trama tecida por essas vertentes configura também uma pedagogia, com base nas investigações em campo em núcleos artísticos agraciados pelo Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo, procurar-se-á observar fundamentos e princípios norteadores para a formulação de práticas artístico-pedagógicas em dança contemporânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)