Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel dos genes CYP1A2, CYP3A4 e CYP3A5 no estabelecimento do osteossarcoma e do microambiente metastático

Processo: 13/19166-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Silvia Regina Caminada de Toledo
Beneficiário:Alini Trujillo Paolillo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Osteossarcoma   Oncologia pediátrica   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cyp1A2 | Cyp3A4 | Cyp3A5 | Ensaios Celulares | expressão gênica | osteossarcoma | Oncologia Pediátrica

Resumo

O osteossarcoma (OS) é o tumor ósseo maligno que apresenta maior incidência em adolescentes. A etiologia deste tumor ainda é desconhecida e a resistência a drogas continua sendo um importante fator que atinge muitos pacientes. A diferença na resposta ao tratamento é resultado da variabilidade genética entre os indivíduos, a qual gera diferenças no perfil de enzimas metabolizadoras de drogas, por exemplo. As enzimas Citocromo P-450 (CYP) participam da fase I do metabolismo de drogas e estão envolvidas na ativação específica e na detoxificação de um grande número de compostos, tendo importante papel tanto nos processos de carcinogênese quanto no metabolismo de quimioterápicos. Sabe-se que os genes de investigação deste trabalho, CYP1A2, CYP3A4 e CYP3A5 participam no metabolismo de hormônios, como testosterona, estrógeno e progesterona, os quais exercem importante papel na formação óssea. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a importância dos genes CYP1A2, CYP3A4 e CYP3A5 no estabelecimento do OS primário e metastático. Portanto, para a análise de expressão gênica, das amostras dos pacientes e das linhagens celulares, será utilizado o método de PCR quantitativo em tempo real (qRT-PCR). O perfil de expressão gênica das amostras será relacionado com a evolução clínica e a sobrevida dos pacientes, enquanto que o perfil encontrado para as linhagens celulares tratadas com cisplatina será relacionado com os resultados obtidos nos ensaios celulares de proliferação, migração, invasão e morte celular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRUJILLO-PAOLILLO, ALINI; TESSER-GAMBA, FRANCINE; PETRILLI, ANTONIO SERGIO; DE SEIXAS ALVES, MARIA TERESA; GARCIA FILHO, REYNALDO JESUS; DE OLIVEIRA, RENATO; CAMINADA DE TOLEDO, SILVIA REGINA. CYP genes in osteosarcoma: Their role in tumorigenesis, pulmonary metastatic microenvironment and treatment response. ONCOTARGET, v. 8, n. 24, p. 38530-38540, . (13/19166-6)