Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo para redução na eliminação de ovos de nematódeos gastrintestinais em equinos após a administração de diferentes anti-helmínticos

Processo: 13/18374-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Ricardo Velludo Gomes de Soutello
Beneficiário:Isabela de Lima Saes
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Equídeos   Helminthes   Resultado do tratamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eficácia | Equideos | Helmintos | opg | Sanidade Animal

Resumo

Dentre vários fatores que devem ser considerados no quesito sanidade dos equinos, o parasitismo ocupa lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes causados pelos parasitos gastrintestinais. O controle desta enfermidade é feito, principalmente, por compostos anti-helmínticos, pela sua praticidade e segurança, porém alguns antiparasitários apresentam-se ineficazes. Diante desse quadro, pretende-se avaliar o tempo necessário para redução dos valores de OPG visando identificar as diferenças entre os tempos para início de atuação dos produtos, o trabalho será realizado no período de Outubro de 2013 a Julho de 2014, utilizando 50 equinos, que serão distribuídos em 5 grupos homogêneos com base no número de OPG. Após a formação dos lotes de animais, os anti-helmínticos serão administrados e, posteriormente, serão realizadas contagens de OPG 4, 8, 12, 18, 24, 36 e 48 horas após a aplicação. Após este período as coletas passarão a ser realizadas a cada 24 horas durante 12 dias e subsequentemente, em dias alternados (48 horas de intervalo) por mais 14 dias, até o término do experimento (28 dias). Os anti-helmínticos testados serão: fenbendazole (Panacur), ivermectina (Eqvalan Pasta), moxidectina (Equest) e piperazina (Proverme Sachê). Serão realizadas técnicas coprológicas qualitativas (Willis e Coprocultura) e quantitativa (OPG). O percentual da redução do número de ovos por grama de fezes (R-OPG) será obtida comparando o OPG pós-tratamento com o do grupo controle, utilizando-se as médias aritméticas das contagens de OPG após o tratamento, por meio do programa 'Reso' FECRT Analysis Program, version 2.0 (WURSTHORN& MARTIN, 1989). Estipulando-se como início de uma ação eficaz R-OPG superior a 95%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAES, ISABELA DE LIMA; VERA, JOAO H. S.; FACHIOLLI, DANIELE F.; YAMADA, PAULO H.; DELLAQUA, JOAO V. T.; SAES, RAFAELA DE LIMA; AMARANTE, ALESSANDRO F. T.; SOUTELLO, RICARDO V. G.. Time required by different anthelmintics to reach expected efficacy levels in horses infected by strongyles. Veterinary Parasitology, v. 229, p. 90-92, . (13/18374-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.