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O cinema na escola: aspectos para uma (des)educação

Processo: 13/16324-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Celso Fernando Favaretto
Beneficiário:Daniel Marcolino Claudino de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Experiências   Walter Benjamin   Filosofia   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | escola | Experiência | Filosofia | Walter Benjamin | Linguagem e Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo examinar a questão benjaminiana do empobrecimento da experiência no uso que se faz do cinema na escola, sustentado por um discurso pedagógico hegemônico que especifica e atribui o lugar do cinema no universo escolar. Numa perspectiva (des)educativa, a cinematografia de Jean-Luc Godard confronta o lugar atribuído ao cinema, que concebe seu uso com fins educativos. Tal perspectiva não evita a realidade aleatória e aberta nem se constitui de elucubrações distantes da chamada realidade; entende, sim, que o presente em que se constitui o filme opera aí encaminhamentos múltiplos. A noção de acontecimento estrutura sua concepção de realidade, na medida em que não é redutível ao formato "didático", mas solapa o poder e as ordenações das disposições escolares. Na via contrária, ao se utilizar dos chamados filmes realistas, baseados em fatos reais ou históricos, a despeito da discussão sobre o destronamento do sujeito metafísico (perda da perspectiva histórica unitária), o discurso pedagógico hegemônico fortalece tal sujeito por meio da ênfase na imagem como ilustração, promove um modo de aprendizagem que toma o conteúdo da obra como objeto central, moralizando-a e compreendendo a reprodução mimética como função educativa primeira. Estas são questões que este projeto pretende investigar, e, para tanto, considerará textos de toda uma literatura produzida sobre o assunto e também aqueles oficiais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que regulamentam a entrada do cinema na escola.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Daniel Marcolino Claudino de. O cinema na escola: aspectos para uma (des)educação. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

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