Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E ÓPTICAS DAS SEMENTES DE Moringa oleifera VISANDO MANUSEIO MECÂNICO

Processo: 13/11652-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Inácio Maria Dal Fabbro
Beneficiário:Gabriela Kurokawa e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moringa oleifera   Propriedades ópticas   Propriedades mecânicas

Resumo

Novas tecnologias e ferramentas são desenvolvidas a partir do surgimento das necessidades observadas durante a execução de atividades que exigem força, precisão e/ou repetição, tudo de forma a simplificar e facilitar tais operações.Durante o desenvolvimento de tecnologia alternativa de tratamento de água com a utilização de sementes de Moringa oleifera, levantou-se a necessidade do desenvolvimento de novo método que simplificasse o processamento dessas sementes para sua utilização como coagulante natural. Dessa forma, a introdução e o emprego desse tratamento alternativo seria mais fácil.Tendo em vista essa necessidade, o objetivo do presente projeto é desenvolver um equipamento que realize o processamento das sementes de moringa desde a fase de vagem até a fase de pó, passando pela retirada das sementes das vagens e pelo descascamento dessas sementes.Primeiramente será feito um estudo das propriedades ópticas e mecânicas das vagens e das sementes, a fim de se obter os parâmetros necessários para o desenvolvimento do projeto do equipamento para processamento. Paralelamente será feita um pesquisa de outros equipamentos já desenvolvidos para o descascamento, visando levantar os mecanismos de funcionamento que podem ser adotados nesse projeto. Por fim, será desenvolvido o projeto do equipamento, com simuação em programa computacional, para que posteriormente seja construído um protótipo para testes reais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA KUROKAWA E SILVA; ROSA HELENA AGUIAR; RAFAEL AUGUSTUS DE OLIVEIRA; INACIO MARIA DAL FABBRO. Indirect determination of moisture using biospeckle technique. Rev. Ciênc. Agron., v. 51, n. 1, p. -, 2020.
KUROKAWA E SILVA, GABRIELA; AGUIAR, ROSA HELENA; DE OLIVEIRA, RAFAEL AUGUSTUS; DAL FABBRO, INACIO MARIA. Indirect determination of moisture using biospeckle technique. REVISTA CIENCIA AGRONOMICA, v. 51, n. 1 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Gabriela Kurokawa e. . 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

DISPOSITIVO DESCASCADOR DE SEMENTES E VAGENS BR1020170019926 - João Nilton Henrique da Rosa ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Gabriela Kurosawa e Silva; Inacio Maria Dal Fabbro; José Euclides Stipp Paterniani; João Nilton Henrique da Rosa - 27 de janeiro de 2017