Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o palco e a tela: novas relações e inovações em territórios cênicos.

Processo: 13/06541-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez
Beneficiário:Maira Castilhos Coelho
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/06139-6 - Entre o palco e a tela: novas relações e inovações em territórios cênicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Teatro contemporâneo   Atores

Resumo

Abrangendo o período que compreende do surgimento da chamada "Sétima Arte" à contemporaneidade, a pesquisa aqui proposta pretende analisar as relações entre o teatro e o cinema, investigando os pontos de influência e intersecção que eventualmente propiciaram o surgimento de uma vertente artística híbrida. Para tanto, se faz necessário um minucioso estudo histórico desta dinâmica - entre fins do século XIX à atualidade -, de modo a se traçar um panorama com consistência para suportar a análise que se seguirá com o embasamento e a contextualização demandados.Enfatizando as interações entre ator, câmera, espectador e os novos territórios cênicos construídos no palco pelo uso de filmagens, a pesquisa será apoiada pelo estudo das encenações "Os sete afluentes do Rio Ota", de Monique Gardenberg; "Julia", de Christiane Jatahy e "Não sobre o amor", de Felipe Hirsch - exemplos relevantes de diferentes interfaces dos recursos cinematográficos e da cena teatral. Amparadas pelo aparato técnico e teórico de Patrice Pavis, as análises abordarão, além dos expedientes cinematográficos e cênicos utilizados, tanto o trabalho dos atores (novas possibilidades de atuação e contracenação com veículos e mídias) quanto as relações emergentes entre os agentes emissores e receptores, problematizando ainda as formas de convívio que decorrem destas diferentes formas de presença.Por fim, espera-se também que o estudo propicie subsídio analítico para a investigação das novas possibilidades deste "teatro-cinema" e das tendências que se desanuviam em um futuro próximo de evolução tecnológica e diversificação técnica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, Maira Castilhos. As múltiplas presenças do ator: novas relações e inovações em territórios cênicos. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.