Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da dor e qualidade de vida de cães e gatos submetidos à acupuntura

Processo: 13/02462-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Nuno Emanuel de Oliveira Figueiredo da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/08967-0 - Avaliação da dor clínica e experimental em animais, AP.TEM
Assunto(s):Dor   Analgesia   Qualidade de vida

Resumo

Para que a dor em animais deixe de ser subestimada e subtratada é necessário reconhecê-la e quantificá-la. As avaliações adequadas da dor e da qualidade de vida por meio de questionários validados, são fundamentais para o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento. A dor deve ser abordada de forma multidimensional e como tal tratada de forma multimodal. Neste contexto, a acupuntura (AP) é uma terapia analgésica eficaz para o controle de algumas modalidades de dor e pode ser empregada isolada ou como um dos componentes do tratamento antiálgico. No ambulatório de Acupuntura e Dor crônica do Hospital Veterinário da FMVZ - UNESP (Botucatu), a maioria dos animais atendidos apresenta problemas neurológicos e osteomusculares, com dor e deterioração da qualidade de vida. Este estudo prospectivo apresenta a hipótese de que a AP melhorará a qualidade de vida e reduzirá a dor crônica destes animais. Como o papel da acupuntura ainda é controverso e necessita de mais estudos, objetiva-se avaliar a dor crônica e qualidade de vida em cães e gatos submetidos à AP nas suas diversas modalidades, a partir das respostas dos seus proprietários a: 1) Questionário de Avaliação de Dor Crônica da Universidade de Helsinque; 2) Escala para Avaliação da Qualidade de Vida em cães com dor relacionada ao câncer; 3) Escala Analógica Visual para dor e locomoção. Durante o tratamento, diversas técnicas poderão ser associadas à AP nomeadamente: eletroacupuntura (EA), farmacopuntura, aquapuntura, laser, ozonioterapia, implante de ouro, moxabustão, magnetoterapia, hemopuntura, fitoterapia chinesa e homeopatia. Em princípio todos os animais serão incluídos no estudo com um número aproximado de pelo menos 300 animais, que pode aumentar de acordo com a casuística. Os dados paramétricos serão avaliados pela análise de variância (ANOVA) e em casos de diferenças significativas será utilizado o teste de Tukey. Os dados não-paramétricos, serão submetidos ao teste de Friedman, seguido do teste de Dunn's. O nível de significância será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNO EMANUEL OLIVEIRA FIGUEIREDO; STELIO PACCA LOUREIRO LUNA; JEAN GUILHERME FERNANDES JOAQUIM; HELOISA DELLACQUA COUTINHO. AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ACUPUNTURA E TÉCNICAS AFINS E PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE CÃES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS E OSTEOMUSCULARES ATENDIDOS EM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO VETERINÁRIA. Ciênc. anim. bras., v. 19, p. -, 2018.
SILVA, NUNO E. O. F.; LUNA, STELIO P. L.; JOAQUIM, JEAN G. F.; COUTINHO, HELOISA D.; POSSEBON, FABIO S. Effect of acupuncture on pain and quality of life in canine neurological and musculoskeletal diseases. CANADIAN VETERINARY JOURNAL-REVUE VETERINAIRE CANADIENNE, v. 58, n. 9, p. 941-951, SEP 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Nuno Emanuel de Oliveira Figueiredo da. Avaliação da dor e qualidade de vida de cães submetidos à acupuntura isolada e associada a outras terapias. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.