Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do treinamento resistido na síndrome metabólica

Processo: 13/10857-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Jayme Netto Junior
Beneficiário:Ítalo Ribeiro Lemes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/05419-2 - Treinamento resistido na síndrome metabólica: uma revisão sistemática e meta-análise, BE.EP.MS
Assunto(s):Treinamento de força   Exercício físico   Síndrome metabólica   Sedentarismo

Resumo

Introdução: As pesquisas relacionadas à promoção da saúde têm aumentado nos últimos anos, principalmente devido ao acometimento de doenças crônico-degenerativas na população, tendo como causa primária o estilo de vida adotado pela maioria. Dentre as disfunções mais encontradas destaca-se a Síndrome Metabólica (SM). Apesar do hábito sedentário não ser um critério para determinação da SM, é um importante indicativo de risco para desenvolvimento da doença. Pesquisas relacionadas ao exercício físico têm sido realizadas para esclarecer os efeitos dessa prática na relação entre saúde e doença, dentre as quais se encontra a SM. Objetivo: analisar e comparar os efeitos de dois programas de treinamento resistido (exercícios convencionais vs exercícios com complexas alavancas de movimento) nos marcadores da SM e na aptidão funcional. Métodos: O estudo será composto por 60 sujeitos de ambos os sexos com idade entre 40 e 60 anos que possuam SM, e serão divididos em três grupos randomizados de 20 sujeitos cada, sendo dois grupos de treinamento e um controle. Os grupos serão submetidos aos seus respectivos programas de treinamento, os quais serão periodizados por 12 semanas, totalizando 30 sessões de treinos. O estudo analítico dos perfis de respostas dos grupos sob o seguimento da avaliação dos participantes será realizado considerando o modelo de medidas repetidas em grupos independentes, considerando a técnica da MANOVA (Multivariate Analyses of Variance), complementada com a construção dos intervalos de 95% de confiança simultâneos de Hotelling. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMES, ITALO RIBEIRO; FERREIRA, PAULO HENRIQUE; LINARES, STEPHANIE NOGUEIRA; MACHADO, ARYANE FLAUZINO; PASTRE, CARLOS MARCELO; NETTO JUNIOR, JAYME. Resistance training reduces systolic blood pressure in metabolic syndrome: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. BRITISH JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. 50, n. 23, p. 1438+, DEC 2016. Citações Web of Science: 21.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEMES, Ítalo Ribeiro. Efeitos do treinamento resistido na síndrome metabólica : uma revisão sistemática com meta-análise e um ensaio clínico randomizado. 2015. 108 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.