Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas lipídicas como sistemas carreadores para ivermectina e Metopreno visando aplicações em veterinária

Processo: 13/24788-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Leonardo Fernandes Fraceto
Beneficiário:Diego Faria Cola
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nanobiotecnologia   Sistemas de liberação de medicamentos

Resumo

Nas últimas décadas, o estudo de características e aplicações de estruturas em escala nanométrica passou a ter um grande interesse a pesquisadores das áreas médica, ambiental e agrícola. Entre essas estruturas, destacam-se os nanocarreadores, que permitiram a melhoraria da biodisponibilidade de muitos compostos bioativos e a diminuição de possíveis efeitos toxicológicos. Com altos prejuízos, a agropecuária brasileira se destaca no desenvolvimento de novos nanocarreadores voltados ao combate de endo e ectoparasitas, causadores de grandes prejuízos aos pecuaristas. Compostos químicos como a Ivermectina e o Metopreno são utilizados no combate de ectoparasitas. Para melhorar a biodisponibilidade destes compostos, pretendemos caracterizar sistemas carreadores lipídicos, como Nanopartículas Lipídicas Sólidas (NLS) e Carreadores Lipídicos Nanoestruturados (CLN), que permitiram a liberação sustentada destes compostos. Serão realizadas análises físico-químicas para averiguação da estabilidade das formulações ao longo do tempo, visando o desenvolvimento de novas alternativas para controle de ectoparasitas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO FARIA COLA; TATIANE PASQUOTO; MARIANA GUILGER; RENATA DE LIMA; CAMILA MORAIS GONÇALVES DA SILVA; LEONARDO FERNANDES FRACETO. SISTEMAS CARREADORES LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS PARA IVERMECTINA E METOPRENO VISANDO CONTROLE DE PARASITAS. Química Nova, v. 39, n. 9, p. 1034-1043, Nov. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLA, Diego Faria. Nanopartículas lipídicas como sistemas carreadores para ivermectina e metopreno visando aplicações em veterinária. 2016. 85 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Câmpus de Sorocaba)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.