Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das propriedades físicas e antimicrobianas da resina para fixação de bráquetes com diferentes concentrações de QAMS

Processo: 13/15518-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Flávio Henrique Baggio Aguiar
Beneficiário:Mari Miura Sugii
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Braquetes   Propriedades físicas   Resinas compostas   Dentística

Resumo

A fixação de acessórios ortodônticos na cavidade oral promove grande acúmulo de biofilme dental. Para minimizar o risco de desenvolvimento de lesões cariosas tem se utilizado resinas acrescidas de grupamentos químicos funcionais com efeito antimicrobiano. O objetivo deste estudo será avaliar o efeito antimicrobiano, e as propriedades físicas da resina Transbond XT Light Cure Adesive (3M, ESPE) acrescida de 3% e 6 %, em peso, de "quaternary ammonium methacryloxy silicates" (QAMSs) ou nanopartículas de TiO2 e core-shell de TiO2@SiO2 formando um material híbrido do tipo rede interpenetrante Ormosil no primeiro caso e um nanocompósito no segundo caso. Serão confeccionados corpos de prova esféricos (5 mm de diâmetro) Para testar o efeito antimicrobiano, Streptococcus mutans UA159 serão crescidos em corpos de prova inseridos em meio de cultura "Tryptone-Yeast Extract" (TYE, Difco®) adicionado de 1% de sacarose e incubados a 37°C com 5% de CO2. Um plaqueamento será efetuado para quantificação da UFC/mL de cada grupo experimental. Em seguida serão feitos os testes de Grau de Conversão (GC); Sorção (Wsp) e Solubilidade (Wsl); Resistência Coesiva e Teste de Cisalhamento. O GC (n=7) será obtido por meio de espectroscopia infravermelho. O Wsp e Wsl (n=7) serão obtidos por meio de pesagens periódicas em balança analítica. A Resistência Coesiva e a Resistência ao Cisalhamento serão medidas pela máquina de ensaio universal Instron (modelo 4411, Canto, MA, USA). Os testes serão realizados após 24 h de armazenamento. Os dados obtidos serão anotados, tabulados e submetidos à análise estatística por um consultor estatístico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUGII, MARI MIURA; DE SOUZA FERREIRA, FABIO AUGUSTO; MUELLER, KARMA COGO; NUNES LEITE LIMA, DEBORA ALVES; GROPPO, FRANCISCO CARLOS; IMASATO, HIDETAKE; RODRIGUES-FILHO, UBIRAJARA PEREIRA; BAGGIO AGUIAR, FLAVIO HENRIQUE. Physical, chemical and antimicrobial evaluation of a composite material containing quaternary ammonium salt for braces cementation. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 73, p. 340-346, APR 1 2017. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUGII, Mari Miura. . 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.