Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise funcional do remodelador de cromatina Chd7 em glioblastoma multiforme

Processo: 13/23271-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mari Cleide Sogayar
Beneficiário:Raquel Arminda Carvalho Machado
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/21614-0 - Análise do papel do remodelador de cromatina CHD7 na manutenção e radioresistencia das células tronco tumorais em glioblastoma multiforme, BE.EP.DR
Assunto(s):Células-tronco neurais   Glioblastoma

Resumo

As proteínas remoladoras de cromatina têm se destacado como reguladores críticos da estrutura da cromatina desempanhando papel fundamental durante o desenvolvimento. A família CHD é o grupo mais divergente dentre as proteínas que contêm cromodomínio, apresentando uma combinação única de domínios funcionais. Desde a descoberta de que mutações no gene CHD7 são a principal causa do síndrome de CHARGE em humanos, esse passou a ser mais estudado do ponto de vista funcional, no entanto, o papel desta enzima no cancer cerebral ainda não foi reportado. Neste estudo, propomos investigar a função da CHD7 em células tumorais do cérebro humano. Duas linhagens de células de glioma maligno comumente utilizadas, denominadas: U87 e A172, foram selecionados para experimentos de ganho e perda de função da CHD7 in vitro e in vivo. O padrão de expressão da CHD7 em amostras de glioma de paciente humanos, com diferentes graus de malignidade, será também caracterizado. Esperamos que a nossa pesquisa possa contribuir muito para uma melhor compreensão dos mecanismos molecular subjacentes ao papel da proteína remodeladora de cromatina CHD7 e fornecer percepções sem precedentes de vias celulares e redes de genes associados ao câncer.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, RAQUEL A. C.; SCHNEIDER, HANNAH; DEOCESANO-PEREIRA, CARLOS; LICHTENSTEIN, FLAVIO; ANDRADE, FERNANDO; FUJITA, ANDRE; TROMBETTA-LIMA, MARINA; WELLER, MICHAEL; BOWMAN-COLIN, CHRISTIAN; SOGAYAR, MARI CLEIDE. CHD7 promotes glioblastoma cell motility and invasiveness through transcriptional modulation of an invasion signature. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, MAR 8 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.