Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização do homólogo da isoforma a da proteína eIF5A humana em camundongo

Processo: 13/25263-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Augusto Ducati Luchessi
Beneficiário:Isadora Cristina de Paula Andrade Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/18095-0 - Estudo do fator de início de tradução de eucariotos 5A (eIF5A) em mamíferos, AP.JP
Assunto(s):Biologia molecular   Síntese proteica   Expressão gênica

Resumo

O fator de início de tradução de eucariotos 5A (EIF5A) é uma proteína altamente conservada entre os seres eucarióticos e caracteriza-se por ser a única proteína descrita a apresentar o resíduo de aminoácido hipusina, produzida a partir de uma modificação pós-traducional essencial para sua atividade. EIF5A, inicialmente relacionada com a etapa de início de tradução, está envolvida com a etapa de elongação, participando na tradução de domínios poli-prolina. EIF5A também relaciona-se com os processos de transporte nucleocitoplasmático, decaimento de mRNAs, proliferação celular e replicação do HIV-1. Em humanos são conhecidas quatro variantes do transcrito EIF5A (A, B, C e D) derivadas de splicing alternativo associado ao exon 1. As variantes B, C e D codificam a proteína EIF5A isoforma B, reconhecida como regular e associada aos estudos até o momento. É predito que o exon 1 presente na variante A seja responsável pelo estabelecimento de um códon de iniciação na mesma fase de leitura que o códon de iniciação presente no exon 2, códon de iniciação das demais variantes. Como consequência, é predito que a variante A codifique uma isoforma apresentando uma sequência adicional de 30 aminoácidos na extremidade amino terminal. Até o presente momento não há qualquer outra informação sobre a isoforma A e este projeto tem por objetivo investigar se camundongos produzem um homólogo a isoforma A de EIF5A humana.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, KARINA DANIELLE; TAMBORLIN, LETICIA; MENEGUELLO, LETICIA; GOMES DE PROENCA, ANDRE RICARDO; DE PAULA ANDRADE ALMEIDA, ISADORA CRISTINA; LOURENCO, ROGERIO FERREIRA; LUCHESSI, AUGUSTO DUCATI. Alternative Start Codon Connects eIF5A to Mitochondria. Journal of Cellular Physiology, v. 231, n. 12, p. 2682-2689, DEC 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.