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O Cuidar e o Educar: redimensionando o lugar da brincadeira no contexto escolar com crianças de quatro a seis anos

Processo: 13/23046-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Piemonte Constantino
Beneficiário:Thaís Oliveira de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/03693-2 - Redimensionando o lugar da brincadeira no contexto escolar com crianças de quatro a seis anos em Portugal: reflexões e contribuições, BE.EP.DR
Assunto(s):Crianças   Comportamento de brincar   Educação   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Brincar | crianças | Educação | Educação

Resumo

Observamos nos últimos anos diversas discussões acerca do brincar na Educação Infantil, além de várias mudanças na legislação que incluem e enfatizam a brincadeira nas atividades pedagógicas. Porém, pesquisas em instituições de educação infantil indicam que o espaço do brincar vem sendo reduzido no contexto escolar, principalmente, após a lei de antecipação da escolaridade. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo investigar como são produzidas as brincadeiras no ambiente escolar, considerando as condições institucionais e as formas de brincar da criança de quatro a seis anos, após a aplicação da lei de nove anos. Realizaremos uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial de teoria sócio-histórica, em duas instituições Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de Assis-SP. A pesquisa de campo se organizará em três etapas, a primeira será a coleta de informações das instituições, utilizando recurso fotográfico dos espaços destinados às brincadeiras e a realização de entrevistas com a equipe dirigente e técnica, a fim de colher dados sobre os recursos materiais e de pessoal para a prática do brincar; na segunda etapa realizaremos a observação participante das brincadeiras infantis e das mediações realizadas pelo educador ou pela escola; e na terceira etapa serão realizadas entrevistas com as crianças, visando complementar os registros das observações e obter informações sobre as suas preferências para o brincar. Os resultados serão analisados mediante a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2002). Espera-se, com esse trabalho, contribuir cientificamente com a temática, formar elementos direcionadores de futuras pesquisas e fornecer elementos que auxiliem em intervenções na realidade estudada.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Thaís Oliveira de. O Espaço da brincadeira nos contextos pré-escolar e escolar de crianças de quatro a seis anos, no Brasil e em Portugal. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

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