Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional e bioquímica do fator de transcrição RlmA e da interação de pkcA e Hsp90 no fungo Aspergillus fumigatus

Processo: 13/22375-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Iran Malavazi
Beneficiário:Marina Campos Rocha
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aspergillus fumigatus   Proteínas do choque térmico

Resumo

Aspergillus fumigatus é um fungo filamentoso patogênico oportunista responsável por diversas doenças respiratórias humanas, incluindo aspergilose invasiva pulmonar, que é a forma de infecção que causa risco a vida. A CWI (via de integridade da parede celular) é uma cascata de s inalização ativada nas células fúngicas sob condições de estresse de parede celular e desempenha um papel na adaptação de vários fungos patogênicos no hospedeiro humano. Em muitos fungos, CWI é desencadeada através da ativação da proteína quinase C (PKC) a qual está associada a ativação de uma cascata de MAP quinases a qual por sua vez leva a ativação de um fator de transcrição que habilita a transcrição de genes relacionados com a manutenção da integridade da parede celular e sua remodelação. Além da parede celular, a termotolerância é um dos determinantes de virulência mais importantes para o estabelecimento da infecção e a manutenção do patógeno no organismo hospedeiro, uma vez esta confere a capacidade de multiplicação do fungo em temperaturas elevadas (37 pC) causando por este fato micoses profundas. A "heat shock protein" HSP90 é uma chaperona molecular conhecidamente envolvida na adaptação térmica em outros organismos fúngicos e estabiliza diversas proteínas frente ao estresse provocado pelo calor. Recentemente nosso laboratório identificou uma interação entre a PkcA e Hsp90 indicando a participação desta na funcionalidade da CWI. Diante disso, este trabalho pretende ampliar o estudo da CWI em A. fumigatus através da caracterização funcional do fator de transcrição rlmA de A. fumigatus de forma a estabelecer sua função na manutenção da integridade e reforço da parede celular. A fim de identificar quais os genes relacionados a síntese e remodelamento da parede celular são controlados por rlmA serão realizadas ensaios de microarray e ChIP-PCR. Adicionalmente a natureza da interação genética entre a pkcA e hsp90 previamente observada será caracterizada a fim de compreender o papel de pkcA na via da CWI e na termotolerância desse organismo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, MARINA CAMPOS; DE GODOY, KRISSIA FRANCO; BANNITZ-FERNANDES, RENATA; MARILHANO FABRI, JOAO H. T.; FERRARI BARBOSA, MAYRA M.; DE CASTRO, PATRICIA ALVES; ALMEIDA, FAUSTO; GOLDMAN, GUSTAVO HENRIQUE; DA CUNHA, ANDERSON FERREIRA; NETTO, LUIS E. S.; DE OLIVEIRA, MARCOS ANTONIO; MALAVAZI, IRAN. Analyses of the three 1-Cys Peroxiredoxins from Aspergillus fumigatus reveal that cytosolic Prx1 is central to H2O2 metabolism and virulence. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, AUG 17 2018. Citações Web of Science: 5.
ANNICK RIES, LAURE NICOLAS; ROCHA, MARINA CAMPOS; DE CASTRO, PATRICIA ALVES; SILVA-ROCHA, RAFAEL; SILVA, ROBERTO NASCIMENTO; FREITAS, FERNANDA ZANOLLI; DE ASSIS, LEANDRO JOSE; BERTOLINI, MARIA CELIA; MALAVAZI, IRAN; GOLDMAN, GUSTAVO H. The Aspergillus fumigatus CrzA Transcription Factor Activates Chitin Synthase Gene Expression during the Caspofungin Paradoxical Effect. MBIO, v. 8, n. 3 MAY-JUN 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.