Busca avançada
Ano de início
Entree

O Segredo é a Alma do Negócio: : mídias digitais móveis e a gestão da visibilidade homossexual masculina na região de São Carlos

Processo: 13/22983-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Richard Miskolci Escudeiro
Beneficiário:Felipe André Padilha
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mídia digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicativos para celular | Homossexualidade masculinas | Interior de São Paulo | Mídias digitais | Performatividade viril | Sociologia da Diferença

Resumo

Este projeto deseja compreender o uso estratégico que homens do interior de São Paulo fazem das mídias digitais móveis visando criar relações com outros homens em segredo. Meu campo terá como base a cidade de São Carlos, na região central do Estado, e focará no uso de aplicativos de busca de parceiros amorosos e sexuais por homens entre 18 e 35 anos de idade. Parto da hipótese de que a dinâmica da visibilidade/ocultamento das relações homoeróticas no interior de São Paulo tem como objetivo manter a segurança nos espaços de trabalho e da família. Em diálogo com a Teoria Queer, os estudos brasileiros sobre sexualidade e outras pesquisas sobre mídias digitais, procuro compreender a associação do uso das mídias digitais móveis a tecnologias corporais em busca de criar uma performance viril, a qual é altamente valorizada em um contexto de insegurança social e até violência para não heterossexuais no interior paulista. Articulando o trabalho etnográfico, às entrevistas e às fontes sobre os usos das mídias digitais a pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão da visibilidade, o acesso à mobilidade interurbana opera ligado a clivagens de classe, raça, etnia, gênero, geração, localidade, estilo de vida, educação e acesso ao consumo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)