Busca avançada
Ano de início
Entree

O segredo é a alma do negócio: : mídias digitais móveis e a gestão da visibilidade homossexual masculina na região de São Carlos

Processo: 13/22983-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Richard Miskolci Escudeiro
Beneficiário:Felipe André Padilha
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mídia digital

Resumo

Este projeto deseja compreender o uso estratégico que homens do interior de São Paulo fazem das mídias digitais móveis visando criar relações com outros homens em segredo. Meu campo terá como base a cidade de São Carlos, na região central do Estado, e focará no uso de aplicativos de busca de parceiros amorosos e sexuais por homens entre 18 e 35 anos de idade. Parto da hipótese de que a dinâmica da visibilidade/ocultamento das relações homoeróticas no interior de São Paulo tem como objetivo manter a segurança nos espaços de trabalho e da família. Em diálogo com a Teoria Queer, os estudos brasileiros sobre sexualidade e outras pesquisas sobre mídias digitais, procuro compreender a associação do uso das mídias digitais móveis a tecnologias corporais em busca de criar uma performance viril, a qual é altamente valorizada em um contexto de insegurança social e até violência para não heterossexuais no interior paulista. Articulando o trabalho etnográfico, às entrevistas e às fontes sobre os usos das mídias digitais a pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão da visibilidade, o acesso à mobilidade interurbana opera ligado a clivagens de classe, raça, etnia, gênero, geração, localidade, estilo de vida, educação e acesso ao consumo.