Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise funcional de promotores de cana-de-açúcar e sua variação alélica

Processo: 13/23048-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Convênio/Acordo: FAPEMIG
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Sávio de Siqueira Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/52146-0 - Sugarcane signaling and regulatory networks, AP.BIOEN.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):14/22849-0 - Desenvolvimento de um sistema de expressão transiente para caracterização funcional de promotores de cana-de-açúcar, BE.EP.PD
Assunto(s):Cana-de-açúcar

Resumo

A cana-de-açúcar é uma gramínea C4 usada por séculos como a principal fonte de açúcar e mais recentemente para obtenção de etanol. Devido a sua grande importância no cenário econômico mundial, estudos em cana-de-açúcar são cada vez mais importantes no sentido de prover informações que possam levar ao aumento de produtividade para suprir tanto a demanda interna quanto externa. A genômica em cana-de-açúcar é uma ciência engatinhando perto do conhecimento de espécies similares como sorgo, milho e arroz. O início dos estudos ocorreu com o projeto SUCEST e continua se expandindo nas atividades do projeto SUCEST-FUN e do sequenciamento do genoma da cana em andamento. No entanto, como sabido de outros organismos, o sequenciamento resolverá apenas parte de um problema maior, e será necessário começar a desvendar as complexas redes regulatórias da cana-de-açúcar, fornecendo dados de vias de regulação e conseqüências de sua alteração. O presente projeto insere-se neste contexto e visa analisar os dados gerados pelo projeto de sequenciamento do genoma da cana-de-açúcar para estabelecer a arquitetura das redes regulatórias assim como identificar regiões regulatórias no genoma da cana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Genes-alvos para o melhoramento da cana-energia são identificados 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, SAVIO SIQUEIRA; HOTTA, CARLOS TAKESHI; DE CARLI POELKING, VIVIANE GUZZO; COELHO LEITE, DEBORA CHAVES; BUCKERIDGE, MARCOS SILVEIRA; LOUREIRO, MARCELO EHLERS; PEREIRA BARBOSA, MARCIO HENRIQUE; CARNEIRO, MONALISA SAMPAIO; SOUZA, GLAUCIA MENDES. Co-expression network analysis reveals transcription factors associated to cell wall biosynthesis in sugarcane. Plant Molecular Biology, v. 91, n. 1-2, p. 15-35, MAY 2016. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.